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Efetividade da Gestão de UCs

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Em 2004, a Convenção sobre a Diversidade Biológica - CDB adotou o Programa de Trabalho para as Áreas Protegidas (VII/28), que determinava aos países signatários a realização de avaliações de efetividade de gestão de seus sistemas de áreas protegidas até o ano de 2010.

A primeira avaliação de efetividade de gestão das Unidades de Conservação federais brasileiras, realizada entre os anos 2005-2006, foi conduzida segundo o método de Avaliação Rápida e Priorização da Gestão de Unidades de Conservação – RAPPAM.

O estudo cobriu 245 unidades (aproximadamente 85% das UCs existentes no período) e representou um passo importante para o aperfeiçoamento gerencial dessas áreas e para o desenvolvimento de suas potencialidades.

A partir de novembro de 2009 deu-se início à realização do segundo ciclo de avaliação da efetividade de gestão das UCs federais seguindo o método RAPPAM.

Ao longo do ano de 2010 foram realizadas sete oficinas presenciais para aplicação dessa metodologia visando cobrir todo o conjunto das UCs federais, exceto as situações excepcionais caracterizadas pelas Unidades recém-criadas, pelas geridas sob parceria com institutos estaduais e por aquelas que se encontravam sem gestor no momento da aplicação dos questionários.

Seguindo esses critérios, foram avaliadas 292 Unidades, alcançando assim cerca de 94% das 310 UCs federais existentes naquele ano. Complementando as informações levantadas nas 292 UCs, foi também aplicado um questionário específico junto à Direção Ampliada do ICMBio (Presidência, Diretorias e Coordenações Regionais), tendo por intuito avaliar a situação do Sistema Federal de Unidades de Conservação.

Alguns gráficos obtidos a partir dos dados levantados pela metodologia são apresentados a seguir, demonstrando o avanço percebido na efetividade de gestão das Unidades de Conservação federais entre os ciclos 2005-2006 e 2010.

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Confira os seguintes relatórios:
 
Atualmente, por conta da necessidade de nova aplicação do RAPPAM, o ICMBio encontra-se em um grande esforço institucional buscando dar a permeabilidade do processo de avaliação e monitoramento de gestão nas diversas escalas de tomada de decisão, usando a menor quantidade de recursos possível. Assim, realizou-se uma oficina de capacitação para aplicação remota da ferramenta RAPPAM, bem como para a nova metodologia concebida pela Divisão de Monitoramento e Avaliação de Gestão – DMAG, o SAMGe (Sistema de Avaliação e Monitoramento de Gestão).

Estima-se que a terceira aplicação do RAPPAM e a primeira do SAMGe ocorrerá até final de 2015 nas Unidades da Amazônia e no início de 2016 nas demais UCs.

 

Com relação à aplicação do método RAPPAM

Os dois arquivos do aplicativo (executável: rappam_questionario_v2.0.exe e arquivo Access: Rappam.mdb) estão compactados em formato ZIP, e devem ser baixados para a mesma pasta, criada com o nome da unidade de conservação (UC). Pode ser em qualquer lugar do computador, mas sugerimos a Área de Trabalho para facilitar o manuseio posterior.

Clicando-se duas vezes no arquivo executável, abre a tela principal contendo dois botões: um relacionado à UC e outro ao Sistema de UCs. Selecionar "unidade de conservação" e iniciar o preenchimento pelo cadastro do responsável pelo preenchimento e prosseguir em "perfil da unidade". Os demais módulos podem ser preenchidos em qualquer ordem. Lembrem-se de sempre "Gravar dados" ao final de cada questão. As instruções detalhadas de uso do aplicativo estão no arquivo RAPPAM APLICATIVO - INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO.pdf.

As orientações para preenchimento e explicações sobre cada questão estão no próprio aplicativo, mas também nos arquivos em pdf baixados do site. Leiam as mensagens que aparecerem durante o preenchimento no aplicativo para garantir que todas as questões serão completadas adequadamente. Acompanhe o número de questões preenchidas na tela de abertura dos módulos.

Os dados a serem utilizados no módulo de Perfil da UC são os disponíveis para download aqui.

Ao sair do aplicativo pela tela principal, será criado um novo arquivo Access, com o número da unidade de conservação que está sendo respondida. Assim, na pasta do aplicativo terão 3 arquivos. Este novo arquivo é que deverá ser encaminhado para manaca.consultoria@gmail.com quando o questionário estiver todo respondido.

As dúvidas sobre o preenchimento podem ser encaminhadas ao e-mail acima, de preferência antes das datas definidas para conversar por Skype (ver apresentação e manual do aplicativo).

Revisem as respostas e garantam um registro detalhado das situações que ocorrem na UC em cada item. Esses dados com certeza serão úteis para o manejo da unidade no futuro e também darão mais subsídio para a definição de políticas institucionais visando a melhoria das condições de gestão das UCs.

 

Com relação à aplicação do SAMGe

O Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe) é uma ferramenta criada pela Divisão de Monitoramento e Avaliação de Gestão (DMAG), afeta à Coordenação Geral de Criação, Planejamento e Avaliação (CGCAP), na Diretoria de Manejo (DIMAN), e voltada para a avaliação da efetividade de gestão de unidades de conservação e monitoramento dos instrumentos de gestão.

O SAMGe se pauta nas relações entre alvos alocados em objetivos, suas inter-relações com a sociedade através dos usos e como que a instituição responde aos desafios de gestão. Estes elementos determinam a efetividade de gestão, pois se trata dos impactos positivos esperados da política pública.

O SAMGe já vem servindo como subsídio para a elaboração dos Planos de Manejo, bem como para a tomada de decisão em outros setores da instituição.

Isto deve ser feito através do preenchimento inicial nas planilhas disponíveis nos endereços eletrônicos abaixo, divididos por formato (Microsoft Excel - *.xls ou LibreOffice - *.ods). Depois, deve ser feito o preenchimento da espacialização, dentro do software “Google Earth”, ambos conforme o tutorial e o manual.

As unidades de conservação que participaram do primeiro ciclo, terão seu preenchimento inicial já colocado na planilha. Cabendo a validação dos dados já existentes, bem como o preenchimento do faltante.A

Assim, para cumprir com o requerido com relação ao SAMGe, deverão ser preenchidas a planilha para sua unidade e a espacialização respetiva. Ambos os arquivos deverão ser enviados para o email: samge.recebimento@icmbio.gov.br.

Sua aplicação é anual, enquanto o RAPPAM é aplicado a cada 5 anos. Apesar de serem aplicadas juntas neste ciclo, são ferramentas distintas e, por isso, um sistema não inviabiliza o outro.

Abaixo os arquivos das duas ferramentas.

 

ATENÇÃO: essa etapa de preenchimento do RAPPAM será somente para as unidades que não realizaram o preenchimento do terceiro ciclo da ferramenta (ocorrida entre o final do ano de 2015 e o 1º semestre de 2016).

RAPPAM - Aplicação 2015


Prezados(as), 

Os arquivos referentes ao RAPPAM são os cinco listados:

-Apresentação da Metodologia RAPPAM

-Orientações RAPPAM 2015

-RAPPAM Aplicativo – Instruções de preenchimento

-Rappam.mdb

-RAPPAM_questionario_v2.2

 

-Ao fazer o download dos arquivos, pedimos que coloque todos eles na mesma pasta. Não os coloque em um pen drive.
-Utilize os arquivos em .pdf como fonte de auxílio no preenchimento da ferramenta, principalmente o “RAPPAM Aplicativo – instruções de preenchimento”. Fique atento(a) para as partes destacadas em amarelo.
-Para realizar o preenchimento do RAPPAM, utilize o arquivo executável “RAPPAM_questionario_v2.2” (OBS: Ao salvar pela primeira vez o preenchimento, um outro arquivo será gerado automaticamente, cuja nomenclatura será Rappam_Final_xxxx_Q, tal que xxxx são quatro dígitos numéricos. Esse será o arquivo a ser enviado para samge.recebimento@icmbio.gov.br).
 
Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.


Tutoriais

Pdf logo2  Apresentação Metodologia RAPPAM
Pdf logo2 RAPPAM Aplicativo
 Pdf logo2 Orientações RAPPAM 2015

 Aplicativo RAPPAM 2015

seta-dir Aplicativo RAPPAM Compactado

 Obs.: Após baixar o arquivo compactado referente ao aplicativo RAPPAM, deve-se descompactá-lo em uma pasta para o seu preenchimento, no qual constarão dois arquivos (exe e mdb).

SAMGe - Aplicação 2016

Material  
Pdf logo2 Manual SAMGe V3 (arquivo mais leve)
Pdf logo2 Manual SAMGe V3 + Capa
 Excel logo Tabela com o código
CNUC
btn down SAMGe_uc_fed_maio_2016.kml

Obs.: O arquivo SAMGe_uc_fed_maio_2016.kml está em formato ZIP, e deve ser descompactado antes do seu uso.

 Planilhas

  Planilha Excel
Planilha LibreOffice
Planilha SAMGe 2016         Excel logo            Libreoffice logo

Obs.: A planilha Excel funciona nas versões Office 2010, 2013 e 2016. Caso sua versão seja anterior, baixe o programa LibreOffice versão 5.1.5 ou superior para efetuar o seu preenchimento

>>>>>>>
 ftp://ftp.icmbio.gov.br/SOFTWARES/LibreOffice/

Usuário: ftp_icmbio
Senha: 123456

Pesquisa para o desenvolvimento do SAMGe

Esse formulário foi criado para que você tenha a possibilidade de compartilhar suas sugestões e críticas sobre o Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe).
Juntos, podemos criar um SAMGe melhor!

Clique no link abaixo para responder nosso questionário:

https://goo.gl/forms/BIn5SXKWMNeeN2aB2

 

 

SUPORTE PARA O SAMGE

Pontos Focais para a aplicação

Analista Ambiental: Alex de Castro Fiuzaalex.fiuza@icmbio.gov.br - CR8

Analista Ambiental: Andrea Lambertsandrea.lamberts@icmbio.gov.br - CR9

Analista Ambiental: Arlindo Gomesarlindo.gomes-filho@icmbio.gov.br - CR6

Analista Ambiental: Carlos Augusto Pinheiro - carlos-augusto.pinheiro@icmbio.gov.br - CR3

Analista Ambiental: Cintia Maria S. da Camara Brazãocintia.brazao@icmbio.gov.br - CR10

Analista Ambiental: Isaque de Moura Gonçalves Netoisaque.neto@icmbio.gov.br - CR5

Analista Ambiental: Marcio Farkas Tonellomarcio.farkas@icmbio.gov.br - CR2

Analista Ambiental: Marina Pinheiro Kluppelmarina.kluppel@icmbio.gov.br - CR6

Analista Ambiental: Paulo Volnei Garciapaulo.garcia@icmbio.gov.br - CR1

Analista Ambiental: Rafael Suertegaray Rossatorafael.rossato@icmbio.gov.br - CR2

Analista Ambiental: Raquel Mendes Miguelraquel.miguel@icmbio.gov.br - CR7

Analista Ambiental: Rodolpho A. Mafeirodolpho.mafei@icmbio.gov.br - CR7

Analista Ambiental: Sérgio Fortes Machadosergio-fortes.machado@icmbio.gov.br - CR11

Analista Ambiental: Silvia Carla Galuppo - silvia.galuppo@icmbio.gov.br - CR4

 

DMAG/CGCAP/DIMAN - Divisão de Monitormanto e Avaliação de Gestão

E-mail: samge.recebimento@icmbio.gov.br

Chefe de Divisão: Felipe Rezende

E-mail: felipe.rezende@icmbio.gov.br - ramal: 9464

Analista Ambiental: Mariusz Szmuchrowski

E-mail: mariusz@icmbio.gov.br - ramal: 9084

Analista Ambiental: Lucia de Fátima Lima

E-mail: lucia.lima@icmbio.gov.br - ramal: 9117

Técnica Administrativa: Carolina Genú Nakazato

E-mail: carolina.nakazato@icmbio.gov.br - ramal: 9769

Secretária: Antônia Eliene dos Santos

E-mail: antonia.eliene.terceirizada@icmbio.gov.br - ramal: 9113.

 
ATENÇÃO: essa etapa de preenchimento do RAPPAM será somente para as unidades que não realizaram o preenchimento do terceiro ciclo da ferramenta (ocorrida entre o final do ano de 2015 e o 1º semestre de 2016).
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