Efetividade da Gestão de UCs

A primeira avaliação de efetividade de gestão das Unidades de Conservação federais brasileiras, realizada entre os anos 2005-2006, foi conduzida segundo o método de Avaliação Rápida e Priorização da Gestão de Unidades de Conservação – RAPPAM.
O estudo cobriu 245 unidades (aproximadamente 85% das UCs existentes no período) e representou um passo importante para o aperfeiçoamento gerencial dessas áreas e para o desenvolvimento de suas potencialidades.
A partir de novembro de 2009 deu-se início à realização do segundo ciclo de avaliação da efetividade de gestão das UCs federais seguindo o método RAPPAM.
Ao longo do ano de 2010 foram realizadas sete oficinas presenciais para aplicação dessa metodologia visando cobrir todo o conjunto das UCs federais, exceto as situações excepcionais caracterizadas pelas Unidades recém-criadas, pelas geridas sob parceria com institutos estaduais e por aquelas que se encontravam sem gestor no momento da aplicação dos questionários.
Seguindo esses critérios, foram avaliadas 292 Unidades, alcançando assim cerca de 94% das 310 UCs federais existentes naquele ano. Complementando as informações levantadas nas 292 UCs, foi também aplicado um questionário específico junto à Direção Ampliada do ICMBio (Presidência, Diretorias e Coordenações Regionais), tendo por intuito avaliar a situação do Sistema Federal de Unidades de Conservação.
Alguns gráficos obtidos a partir dos dados levantados pela metodologia são apresentados a seguir, demonstrando o avanço percebido na efetividade de gestão das Unidades de Conservação federais entre os ciclos 2005-2006 e 2010.Estima-se que a terceira aplicação do RAPPAM e a primeira do SAMGe ocorrerá até final de 2015 nas Unidades da Amazônia e no início de 2016 nas demais UCs.
Com relação à aplicação do método RAPPAM
Os dois arquivos do aplicativo (executável: rappam_questionario_v2.0.exe e arquivo Access: Rappam.mdb) estão compactados em formato ZIP, e devem ser baixados para a mesma pasta, criada com o nome da unidade de conservação (UC). Pode ser em qualquer lugar do computador, mas sugerimos a Área de Trabalho para facilitar o manuseio posterior.
Clicando-se duas vezes no arquivo executável, abre a tela principal contendo dois botões: um relacionado à UC e outro ao Sistema de UCs. Selecionar "unidade de conservação" e iniciar o preenchimento pelo cadastro do responsável pelo preenchimento e prosseguir em "perfil da unidade". Os demais módulos podem ser preenchidos em qualquer ordem. Lembrem-se de sempre "Gravar dados" ao final de cada questão. As instruções detalhadas de uso do aplicativo estão no arquivo RAPPAM APLICATIVO - INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO.pdf.
As orientações para preenchimento e explicações sobre cada questão estão no próprio aplicativo, mas também nos arquivos em pdf baixados do site. Leiam as mensagens que aparecerem durante o preenchimento no aplicativo para garantir que todas as questões serão completadas adequadamente. Acompanhe o número de questões preenchidas na tela de abertura dos módulos.
Os dados a serem utilizados no módulo de Perfil da UC são os disponíveis para download aqui.
Ao sair do aplicativo pela tela principal, será criado um novo arquivo Access, com o número da unidade de conservação que está sendo respondida. Assim, na pasta do aplicativo terão 3 arquivos. Este novo arquivo é que deverá ser encaminhado para manaca.consultoria@gmail.com quando o questionário estiver todo respondido.
As dúvidas sobre o preenchimento podem ser encaminhadas ao e-mail acima, de preferência antes das datas definidas para conversar por Skype (ver apresentação e manual do aplicativo).
Revisem as respostas e garantam um registro detalhado das situações que ocorrem na UC em cada item. Esses dados com certeza serão úteis para o manejo da unidade no futuro e também darão mais subsídio para a definição de políticas institucionais visando a melhoria das condições de gestão das UCs.
Com relação à aplicação do SAMGe
O Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe) é uma ferramenta criada pela Divisão de Monitoramento e Avaliação de Gestão (DMAG), afeta à Coordenação Geral de Criação, Planejamento e Avaliação (CGCAP), na Diretoria de Manejo (DIMAN), e voltada para a avaliação da efetividade de gestão de unidades de conservação e monitoramento dos instrumentos de gestão.
O SAMGe se pauta nas relações entre objetivos, alvos de conservação da natureza e suas inter-relações com a sociedade através dos usos. Esse elementos determinam a efetividade de gestão, pois se tratam dos impactos positivos esperados da política pública.Em um segundo momento, pretende-se aferir a adequação das ações propostas nos diferentes instrumentos com os desafios de manejo suscitados.
O resultado pretendido, além da avaliação em si, é um painel de gestão que permite enxergar unidade, priorizando e justificando as ações. Para tanto, neste momento, devem as unidades preencher a Caracterização para a sua unidade.
Isto deve ser feito através do preenchimento inicial nas planilhas disponíveis nos endereços eletrônicos abaixo, divididos por formato (Microsoft Excel - *.xls ou LibreOffice - *.ods) e por categoria. Depois, deve ser feito o preenchimento da espacialização, ambos conforme o manual e os tutoriais.
Posteriormente, ou para quem deseja participar voluntariamente já agora, teremos o questionamento sobre as ações de manejo que foram realizadas para melhor atacar determinado desafio de gestão, quais elementos englobam essa ação, dando ensejo a uma análise do planejamento, processos e insumos.
Para preencher o requerido com relação ao SAMGe, deverão ser preenchidas a planilha para sua unidade e a espacialização respetiva. Ambos os arquivos deverão ser enviados para os respectivos pontos focais que se já não se comunicaram com as unidades, o farão em breve.
Sua aplicação é anual, enquanto o RAPPAM é aplicado a cada 5 anos. Apesar de serem aplicadas juntas neste ciclo, são ferramentas distintas e, por isso, um sistema não inviabiliza o outro.
Abaixo os arquivos das duas ferramentas.
RAPPAM - Aplicação 2015
Tutoriais
| Apresentação Metodologia RAPPAM | |
| RAPPAM Aplicativo | |
| |
Orientações RAPPAM 2015 |
Aplicativo RAPPAM 2015
| Aplicativo RAPPAM Compactado |
SAMGe - Aplicação 2015
| Material | A4 |
| Manual SAMGe V2 - Visualização Continua | |
| Manual SAMGe V2 - Visualização Folheto | |
| |
Tabela com o código CNUC |
| Manual Poster de Gestão do SAMGe | |
| Limite UC KML/RAR - Fev/2015 |
Planilhas
SUPORTE PARA O SAMGE
Pontos Focais para a aplicação
Analista Ambiental: Alex de Castro Fiuza - alex.fiuza@icmbio.gov.br - CR8
Analista Ambiental: Andrea Lamberts - andrea.lamberts@icmbio.gov.br - CR9
Analista Ambiental: Arlindo Gomes - arlindo.gomes-filho@icmbio.gov.br - CR6
Analista Ambiental: Carlos Augusto Pinheiro - carlos-augusto.pinheiro@icmbio.gov.br - CR3
Analista Ambiental: Cintia Maria S. da Camara Brazão - cintia.brazao@icmbio.gov.br - CR10
Analista Ambiental: Isaque de Moura Gonçalves Neto - isaque.neto@icmbio.gov.br - CR5
Analista Ambiental: Marcio Farkas Tonello - marcio.farkas@icmbio.gov.br - CR2
Analista Ambiental: Marina Pinheiro Kluppel - marina.kluppel@icmbio.gov.br - CR6
Analista Ambiental: Paulo Volnei Garcia - paulo.garcia@icmbio.gov.br - CR1
Analista Ambiental: Rafael Suertegaray Rossato - rafael.rossato@icmbio.gov.br - CR2
Analista Ambiental: Raquel Mendes Miguel - raquel.miguel@icmbio.gov.br - CR7
Analista Ambiental: Rodolpho A. Mafei - rodolpho.mafei@icmbio.gov.br - CR7
Analista Ambiental: Sérgio Fortes Machado - sergio-fortes.machado@icmbio.gov.br - CR11
Analista Ambiental: Silvia Carla Galuppo - silvia.galuppo@icmbio.gov.br - CR4
DMAG/CGCAP/DIMAN - Divisão de Monitormanto e Avaliação de Gestão
E-mail: samge.recebimento@icmbio.gov.br
Chefe de Divisão: Felipe Rezende
E-mail: felipe.rezende@icmbio.gov.br - ramal: 9464
Analista Ambiental: Mariusz Szmuchrowski
E-mail: mariusz@icmbio.gov.br - ramal: 9084
Analista Ambiental: Lucia de Fátima Lima
E-mail: lucia.lima@icmbio.gov.br - ramal: 9117
Técnica Administrativa: Carolina Genú Nakazato
E-mail: carolina.nakazato@icmbio.gov.br - ramal: 9769
Secretária: Antônia Eliene dos Santos
E-mail: antonia.eliene.terceirizada@icmbio.gov.br - ramal: 9113.
Redes Sociais