Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fauna Brasileira > Cenário do Risco a Biodiversidade
Início do conteúdo da página

Cenário do risco à biodiversidade

Ao se detectar cenários de risco de perda da biodiversidade, identificando grupos de espécies e áreas que requerem atenção especial, o Instituto Chico Mendes pode adotar medidas que visam compatibilizar a proteção e conservação da biodiversidade com desenvolvimento sustentável, aportando informações relevantes para tomadas de decisão em diferentes áreas, como no âmbito do licenciamento ambiental, na criação de novas Unidades de Conservação, na elaboração de Planos de Ação Nacionais, entre outras.

AÇÕES:

  • Lista das Espécies Ameaçadas com registro de ocorrência em Unidades de Conservação Federais - Download
  • Atlas da Biodiversidade:
  • Mapa interativo
  • Fauna Ameaçada em UC - 2011
  • Espécies Ameaçadas em UC - 2012 (em breve)
  • Fauna ameaçada de extinção, pressões e oportunidades para conservação - 2013 (em elaboração)

Projeto Vulnerabilidades:

O projeto Vulnerabilidades engloba um amplo levantamento de dados de 1.168 espécies da fauna brasileira, de artigos científicos, teses, EIA/RIMAs a registros depositados em coleções e museus especializados. Com essa base de dados, através da aplicação de modelagem, será possível obter mapas de adequabilidade de habitat, que, cruzados com informações de pressões e ameaças, mostrarão áreas sensíveis às espécies.

Essa informação é extremamente importante para embasar decisões institucionais nos processos de autorização para licenciamento, criação de novas unidades de conservação, elaboração de Planos de Ação para conservação das espécies, entre outros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página