Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fauna Brasileira > Painel de Conservação da Fauna Brasileira
Início do conteúdo da página

Painel de Conservação da Fauna

A fauna tem papel na manutenção do meio ambiente saudável permitindo a prestação dos serviços necessários à manutenção da vida humana, tais como alimento, polinização e dispersão de plantas, manutenção do equilíbrio de populações, e controle de pragas.

O painel abaixo permite identificar como o Governo Brasileiro, por meio do ICMBio, tem atuado para a proteção da nossa fauna.

ESPÉCIES DA FAUNA BRASILEIRA ESTÃO AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

627 Espécies

Quanto mais espécies ameaçadas existem, maior é o risco sofrido pelo meio ambiente que essas espécies se encontram, ou seja, existem uma redução da qualidade dos recursos ambientais, como água, solo fértil, ar e produtos oriundos da natureza.

ESPÉCIES DA FAUNA BRASILEIRA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS

Gráfico

As Unidades de Conservação (UC) são ferramentas fundamentais para a proteção da biodiversidade, uma vez que protegem o habitat essencial para a sobrevivência das espécies da fauna brasileira.

A avaliação da correlação entre Unidades de Conservação e espécies ameaçadas permite identificar quais espécies (em biomas ou estados) carecem da criação de áreas protegidas (UC) para garantir sua preservação, e orientar as políticas públicas de conservação da biodiversidade.

Assim, uma das metas nacionais para a conservação da biodiversidade é ter 100% das espécies da fauna ameaçada protegidas em Unidades de Conservação.

ESPÉCIES DA FAUNA BRASILEIRA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO COM AÇÕES DE CONSERVAÇÃO

grf especiesplaos 14c

O desenvolvimento de ações para conservação das espécies ameaçadas da fauna brasileira significa uma resposta na busca da melhoria ambiental e das pressões antrópicas, reduzindo o risco de extinção das espécies, promovendo a retirada dessas espécies da Lista Vermelha Nacional, e consequentemente a melhoria do meio ambiente para o usufruto do ser humano. Desta forma, considera-se que quanto mais espécies ameaçadas de extinção tenham ações para a conservação, melhor para a sociedade brasileira.

Para conhecer as ações de conservação, clique AQUI.

ESPÉCIES DA FAUNA BRASILEIRA AVALIADAS

grf especiesplaos 15

A avaliação consiste em um diagnóstico do risco de extinção das espécies, identificando e localizando as principais ameaças, as áreas importantes para sua manutenção e a compatibilidade com atividades antrópicas.

Esse processo embasa a definição de prioridades nas políticas públicas de conservação e uso de recursos. Assim, quanto maior o número de espécies avaliadas, melhor é o planejamento de medidas que visam a conservação da biodiversidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página