Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gestão Socioambiental
Início do conteúdo da página

Gestão Socioambiental

Esta é uma área de interface entre diferentes ações e atividades do Instituto Chico Mendes para criação, implementação e gestão das unidades de conservação e dos centros de pesquisa e conservação da autarquia, objetivando integrar as UCs e os centros com a sociedade no contexto nacional, estadual e regional.

O foco é promover o diálogo e institucionalizar um conjunto de políticas relacionadas com a gestão territorial, conservação e desenvolvimento socioambiental, fundamentada nos princípios da Educação Ambiental. Concentra, como coordenações vinculadas, as áreas de Gestão Participativa, Educação Ambiental e Capacitação Externa e Gestão de Conflitos Territoriais.

 


A Quinta da Boa Prosa teve início em 16 de junho de 2016 com o objetivo de abrir um espaço para o debate de questões relevantes para as missões do Instituto, que favoreça o estreitamento do conhecimento mútuo entre ICMBio e sociedade e servidores das várias coordenações e também das unidades espalhadas pelo País. A iniciativa acontece a cada duas semanas, sempre às quintas, às 15 horas, e é aberta ao público. Boa Prosa!

Data Tema Baixar
23/11/2017 A inconstitucionalidade da Teoria do Marco Temporal de Ocupação como critério para a demarcação de terras indígenas (Palestrante: Juliana de Paula Batista)  
     
09/11/2017 Lucrando com as Unidades de Conservação. (Palestrante: Thiago Beraldo)  
     
26/10/2017 Conheça a APA do Planalto Central e seus grandes mamíferos. (Palestrante: Maurício Laxe)  
     
05/10/2017 Trilha de longo curso e a conectividade de paisagens. (Palestrante: Pedro Menezes)  
     
22/06/2017 Fauna exótica invasora em unidades de conservação federais. (Palestrante: Tainah C. S. Guimarães)  
     
08/06/2017 Manejo integrado do Fogo em Unidades de Conservação Federais. (Palestrante: João Paulo Morita)  
     
 16/06/2016 Interfaces e sobreposições entre unidades de conservação e territórios de povos e comunidades tradicionais: dimensionando o desafio. (Palestrante: João Madeira)
Veja o vídeo clicando aqui.
Slides

Artigo
     
 30/06/2016 Sítios Naturais Sagrados: valores ancestrais e novos desafios para as políticas de conservação da natureza. (Palestrante: Érika Fernandes Pinto)
Veja o vídeo clicando aqui.
Artigo 
     
 14/07/2016 O panorama das RPPN no Brasil. (Palestrantes: José Luciano Souza, Laércio Sousa e Flávio Ojidos)  
     
 28/07/2016 Termos de Compromisso: histórico e perspectivas como estratégia para a gestão de conflitos em unidades de conservação federais. (Palestrante: Virgínia Talbot)
Veja o vídeo clicando aqui.
 
     
 11/08/2016 SAMGe: apresentação de resultados e avaliação da aplicação. (Palestrante: Felipe Rezende)  
     
 25/08/2016 Oficina de Produção Coletiva de Conteúdos Fotográficos e Audiovisuais em apoio ao Projeto Jovens Protagonistas (Palestrantes: Roberto Zanin, Cassandra Oliveira, Rosi Silva, Almira Silva e Jovens Protagonistas convidados )  
     
 08/09/2016 Não haverá  
     
 22/09/2016 Projeto Cenários: buscando a conservação em zona de mineração na Floresta Nacional de Carajás (Palestrante: Katia Torres Ribeiro)
Veja o vídeo clicando aqui.
 
     
29/09/2016 O desafio das sobreposições: tranformando conflitos territoriais em sinergias pela conservação no Parna do Pico da Neblina (Palestrante:Flávio bocarde)
Veja o vídeo clicando aqui.
 
     
 06/10/2016 As ações do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) para a gestão do patrimônio espeleológico brasileiro (Palestrante: Jocy Brandão Cruz)  
     
 20/10/2016 O Programa de monitoramento da conservação da biodiversidade: panorama, experiências e primeiros resultados (Palestrante: Tathiana Chaves de Souza)
Veja o vídeo clicando aqui.
 
     
 10/11/2016 A caça de subsistência no contexto da Conservação em Áreas Protegidas no Brasil (Palestrante: Pedro Constantino) Slides
     
 17/11/2016 GEF Mangue: uma Política para a conservação e uso sustentável da biodiversidade dos manguezais em Unidades de Conservação (Palestrante: Adriana Leão)  
     
 01/12/2016 Restauração ecológica por semeadura direta no Cerrado: avaliando espécies de diferentes formas de vida e densidades de semeadura (Palestrante: Keiko Pellizzaro)  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página