Floresta Nacional de Passa Quatro

A Floresta Nacional (FLONA) de Passa Quatro está passo quatrolocalizada no sul de Minas Gerais, no município de Passa Quatro.

Foi criada na década de 40 através do antigo Instituto Nacional do Pinho (INP). Sua área abrange 3,5 milhões de m², inseridos no Domínio da Mata Atlântica, integrando o Corredor Ecológico da Serra da Mantiqueira e o Mosaico de Unidades de Conservação da Serra da Mantiqueira.

Estudos apontam que a Mata Atlântica encontra-se em estado crítico de conservação. A FLONA de Passa Quatro abriga importante fragmento florestal remanescente deste bioma, além de monocultivos de Araucária angustifólia, Pinus sp. e Eucaliptus sp.

A Flona oferece espaço propício para recreação ao ar livre e atividades educativas voltadas à conscientização ambiental e conservação dos recursos hídricos e da diversidade biológica.

ATRATIVOS

O principal atrativo  é a cachoeira de Iporã, onde é possível curtir um delicioso banho e revigorar as energias. A Flona também encanta os turistas pela beleza de seu paisagismo e pela organização e limpeza dos espaços destinados à visitação pública.

Completa a harmonia do lugar uma extensa área verde propícia para fazer piqueniques, ler um bom livro, meditar ou simplesmente descansar ao som e ritmo da natureza. Esta área possui 2 lagos ornamentais, praças, jardins, quiosques, parque infantil e fonte de água potável.

A unidade também possui um viveiro de produção de espécies florestais, sendo também considerado um belo atrativo. Percorrer os caminhos que levam a esses atrativos é mais uma das prazerosas atividades que os visitantes podem curtir.

Na FLONA de Passa Quatro os visitantes desfrutam de um passeio belo, relaxante e seguro, em harmonia com a natureza, observando com atenção.
  • Respeite as placas de sinalização;
  • Seja responsável pelo lixo que você gerar aqui, retornando-o consigo e destinando-o corretamente, ou deposite-o nas lixeiras que existem na unidade;
  • Deixe cada coisa em seu lugar: galhos de árvores, folhas, pedras, flores e outros elementos naturais podem estar servindo de abrigo para aves ou outros animais; deixe onde você os encontrou, para que outras pessoas também possam apreciá-los;
  • Observe os animais à distância: a proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque, mesmo por parte de pequenos animais. Além disso, animais silvestres podem transmitir doenças graves;
  • Deixe os animais domésticos em casa, pois podem causar problemas, como a introdução de doenças e ameaças ao ambiente natural;
  • Usufrua o local em silêncio, preservando a tranqüilidade e a sensação de harmonia que a natureza favorece. Emitir ou usar aparelhos que emitem ruídos causam perturbações sonoras ao ambiente, e pode também atrapalhar os funcionários da FLONA durante a execução dos seus serviços;
  • Evite fumar e fazer fogueiras, elas representam uma grande causa de incêndios florestais e o fogo enfraquece e endurece o solo, além de matar todos os microorganismos que são fundamentais para o desenvolvimento da vegetação. A madeira (galhos e troncos), as folhas secas e a palha caídos no chão possuem um importante papel na reposição natural de nutrientes no solo, assim como na manutenção da umidade essencial para a sobrevivência de muitos animais e plantas;
  • Evite arriscar mergulhos na cachoeira, pois pedras sempre se depositam no fundo do poço;
  • Pichar pedras, árvores ou construções constitui CRIME e são atitudes que afetam a qualidade das paisagens e, conseqüentemente, empobrecem a experiência das visitações;
  • A entrada e o consumo de bebidas alcoólicas não são permitidos.
  • Lembre-se: tire apenas fotografias, deixe apenas pegadas e leve apenas suas memórias.

O acesso à Flona de Passa Quatro é feito a partir do trevo de Passa Quatro (rodovia MG 158) por 2 km de estrada asfaltada até o portão de entrada da unidade. As rodovias que dão acesso ao município de Passa Quatro são: BR 381, BR 267, BR 354 e MG 158.

A unidade não oferece hospedagem para turistas, mas na cidade de Passa Quatro existem várias opções de hospedagem conforme relação abaixo:  

 

Pousada Das Pedras
Endereço : Rua Cruzeiro, 715 - Rio das Pedras -
Telefone: ( 35 ) - 3371 1798
Pousada Do Verde
Endereço : Estrada da Selinha, 1400 Bairro Tronqueiras -
Telefone: ( 35 ) - 3371 3000
Eco da Montanha Pousada
Endereço : Rua General Barcelos, 60 -59 Centro -
Telefone: ( 35 ) - 3371 - 1659
Estalagem Usina Velha
Endereço : Rodovia MG 158 ( Cruzeiro - São Lourenço)-Km 24 -
Telefone: ( 35 ) - 3371 3556
Floradas na Serra Pousada
Endereço : Rua Dr Salgado Scarpa 340 - Copacabana -
Telefone: ( 35 ) - 3371-1739
Maria Manhã Pousada
Endereço : Estrada da Selinha, 3000 - Tronqueiras -
Telefone: ( 35 ) - 3371 3100
Ponto Quatro Pousada
Endereço : Estrada da Selinha, 420 - Tronqueiras -
Telefone: ( 35 ) - 3371 3163
Recanto das Hortênsias Hotel
Endereço : Avenida Cel. Arthur Tibúrcio, 10 - Antiga Estrada Real - Centro -
Telefone: ( 35 ) - 3371.4929
Recanto dos Pinheiros Hotel Fazenda
Endereço : Bairro Caxambu -
Telefone: ( 35 ) - 3371 1066
São Rafael Hotel Pousada
Endereço : Rua Ângelo D'Alessandro - 95 Antiga Estrada Real - Centro-
Telefone: ( 35 ) - 3371-2211
Tia Ana Pousada
Endereço : Estrada do Pinheirinhos 1515 - Pinheirinhos -
Telefone: ( 35 ) - 3371-1110
Hotel Serra Azul
Endereço – Praça Dr. Paulo Frontim, 67 – Centro –
Telefone: (35) 3371-1291

 

VISITAÇÃO PÚBLICA

A visitação é gratuita e ocorre de 3ª a 6ª feira, de 08 às 17h

sábado, domingo e feriado, de 09 às 16h

Todo visitante que chega à Flona deve identificar-se na portaria

Visita monitorada

Instituições de ensino ou grupos específicos que desejam realizar visitação monitorada ou acompanhada por funcionário da unidade, têm que agendar previamente com o Núcleo de Educação Ambiental, através do telefone ou e-mail que constam abaixo.

Contatos

E-mail: flonapassaquatro.mg@icmbio.gov.br
Telefone: (35)3371-1356
 
Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC