Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Onde Estamos
Início do conteúdo da página

Onde estamos

SEDE

alt
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade tem sede nacional em Brasília-DF e ao todo possui 3.603 servidores voltados diariamente às necessidades das Unidades de Conservação e à conservação da Biodiversidade nestes espaços territorialmente protegidos.

Na sede se reúne o Comitê Gestor, que delibera em suas reuniões ordinárias e extraordinárias quais as ações político-administrativas que melhor atendam às unidades descentralizadas. Lotados nas Unidades Descentralizadas espalhadas pelo Brasil estão servidores que fazem diretamente a gestão das Unidades de Conservação e a conservação da biodiversidade existentes nessas áreas.

ESTADOS

Nos 26 estados da federação e no Distrito Federal se encontram as 324 Unidades de Conservação federais e os 14 Centros de Pesquisa e Conservação geridos pelo Instituto Chico Mendes. O Instituto conta, ainda, com 11 Coordenações Regionais (CR) responsáveis por dar o suporte e apoio em nível regional às Unidades de Conservação e Centros.

Entre as finalidades das Coordenações Regionais estão: atuar na melhoria da qualidade da gestão das unidades descentralizadas, seguindo as diretrizes definidas na modelagem organizacional; atuar como interlocutor entre essas unidades e a sede, quanto à divulgação de informações, diretrizes e resultados alcançados. A Regional é uma instância responsável, entre outras, pelo planejamento operacional anual das unidades sob sua competência, além de ser uma instância jurídica regional e, acima de tudo, política.

As Regionais do ICMBio estão previstas no Decreto nº 7.515, de 8 de julho de 2011, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Instituto (art. 3º, inciso V, alínea "b", item 1, do Anexo I).

A modelagem organizacional da autarquia definiu as seguintes localidades para as Coordenações Regionais do ICMBio: Porto Velho (RO), Manaus (AM), Itaituba (PA), Belém (PA), Parnaíba (PI), Cabedelo (PB), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Chapada dos Guimarães (MT) e Lagoa Santa (MG).


registrado em:
Fim do conteúdo da página