Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa
Início do conteúdo da página

Pesquisa

O aumento das pressões sobre as áreas protegidas e sobre as espécies tornou clara a necessidade de conhecimento para manejar os recursos naturais, de modo a prevenir sua escassez ou extinção. As estratégias de geração de conhecimento sobre os recursos naturais subsidiam as escolhas mais eficientes de manejo sob enfoques distintos da gestão (ambiental, de pessoas, financeira).

Não basta criar Unidades de Conservação, mas é fundamental avaliar sua efetividade, o quanto abrigam da diversidade do país e sua relação com outras estratégias de conservação. Para isso, é necessário organizar o conhecimento existente e incentivar as pesquisas direcionadas ao manejo e conservação da biodiversidade em áreas protegidas e ambientes singulares.

Os dados obtidos a partir das pesquisas sobre a biodiversidade são fundamentais para subsidiar a criação de novas Unidades de Conservação federais, a estratégia de conservação de espécies ameaçadas, o ordenamento do uso dos recursos naturais, a gestão de conflitos e as ações de manejo.

Tornar essas informações públicas subsidia, de forma consistente, processos de tomada de decisão e outras políticas, como a de implantação de infra-estrutura no país.

 
NOVIDADE! Lançamos o primeiro número do Boletim Pesquisa, Conservação e Sociedade, das Coordenações de Apoio à Pesquisa – COAPE e de Autorização e Informação Científica em Biodiversidade – COINF. Clique aqui para conhecê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página