Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Projetos Apoiados > Projetos Apoiados em 2014 > Inventário Anual do Patrimônio Espeleológico Nacional
Início do conteúdo da página

Inventário Anual do Patrimônio Espeleológico Nacional

Ano: 2014

O território brasileiro é composto por extensas áreas propícias à ocorrência de ambientes cársticos e, até o momento, foram identificadas pouco mais de 14.000 cavernas (o que representa menos de 10% do potencial estimado). Dessas, menos de 20% são validadas e outros 10% ou não dispõem de dados referentes à localização geoespacial ou apresentam dados errôneos, tendo em vista que a coleta e sistematização desses dados geralmente são precárias. Se por um lado não há dados disponíveis sobre a existência de cavidades somente no Estado do Acre, os dados existentes para unidades da federação como Rondônia, Amazônia e Bahia (este último possui as maiores cavidades do Brasil) estão certamente subdimensionados.

No intuito de aumentar o conhecimento sobre o patrimônio espeleológico nacional, as Bases Avançadas do CECAV no RN, MT e MG vêm realizando o trabalho de prospecção e validação de cavidades naturais subterrâneas existentes em sua área de atuação. Resumo completo.

Responsável pelo ProjetoUnidade
Diego de Medeiros Bento
diego.bento@icmbio.gov.br
CECAV
Fim do conteúdo da página