Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Venha Pesquisar Conosco
Início do conteúdo da página

Venha Pesquisar Conosco

A valorização da pesquisa é uma diretriz do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. As contribuições do conhecimento científico e a aproximação do diálogo entre pesquisadores e gestores de unidades de conservação federais e propiciam a melhoria dos processos de criação e gestão das mesmas e o aprimoramento das estratégias de manejo das espécies e dos recursos naturais no país.

Pesquisar as unidades de conservação é conhecer a imensa diversidade geológica, biológica, étnica, social e cultural do país. O desafio de pesquisar conosco está em propor e realizar pesquisas que auxiliem a tomada de decisões ou avaliem as medidas já implementadas, por vezes questionando paradigmas.

A publicação Venha Pesquisar Conosco divulga as linhas de investigação prioritárias em nossos Centros e unidades de conservação, incluindo informações sobre infra-estrutura disponível e o acesso a estas áreas protegidas. Esperamos ampliar as parcerias e tornar ainda mais atraentes aos pesquisadores estes belos e desafiantes espaços brasileiros!

capa-venha-pesquisar-conosco

Detalhes de infraestrutura, logística e oportunidades para realização de pesquisas nas Unidades de Conservação Federais, além do contato com as equipes das UCs para obtenção de informações mais específicas, são disponibilizados em:

- UCs Federais – Amazônia
- UCs Federais – Caatinga
- UCs Federais – Cerrado
- UCs Federais – Marinho Costeiro
- UCs Federais – Mata Atlântica
- UCs Federais – Pampa
- UCs Federais – Pantanal

*Algumas informações disponibilizadas nas planilhas acima podem estar desatualizadas. Deste modo, caso queiram atualizá-las, por favor enviem as novas informações para: pesquisa.planejamento@icmbio.gov.br

Mapas de acessos e infraestruturas de apoio à pesquisa nas UCs federais, por região. Constam da publicação, mas estão em melhor resolução aqui:

- Região Centro-Oeste
- Região Nordeste
- Região Norte
- Região Sudeste
- Região Sul

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página