Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reserva Extrativista Chico Mendes

altAs atividades produtivas geradas e desenvolvidas nas Reservas Extrativistas, considerando o perfil, estão intrinsecamente focadas para uma economia voltada à sustentabilidade da população tradicional ali residente, que, se bem organizada e trabalhada de forma coletiva, tem um cardápio de várias possibilidades que a floresta oferece: sementes florestais, óleos de copaíba e andiroba, manejo florestal comunitário, produção de mel a partir de abelhas nativas, látex e castanha, entre outros produtos advindos da floresta. As atividades exercidas pelas famílias, além do extrativismo, são: agricultura de subsistência; criação de pequenos e grandes animais; e sistemas agroflorestais.

Das diferentes atividades citadas, há aquelas que estão com sua cadeia bastante consolidada, a exemplo da castanha, que hoje representa a principal atividade econômica das famílias extrativistas. Um percentual produtivo do látex no interior dá-se pela Fábrica de Preservativos Femininos - Natex, localizada no munícipio de Xapuri. 500 famílias estão no atendimento desta produção para a fábrica, que é a única no mundo a utilizar o látex de seringueiras nativas. Um outro produto que se destaca é o Folha de Defumação Líquida - FDL, pois trata-se de uma tecnologia inovadora. O uso do FDL dá-se comumente na fabricação de solas de sapato. A produção da Resex, no munícipio de Assis Brasil, segue para uma empresa francesa de sapatos.

O Manejo Florestal Comunitário é uma realidade na unidade. A atividade é permitida, sendo necessário que a proposta seja apresentada a partir dos beneficiários da Unidade de Conservação, através da Associação Concessionária, de acordo com a IN 16/2011 das Diretrizes do Manejo Florestal Comunitário.

Dentro das aptidões produtivas apresentadas, surge o Cacau Nativo. Com o apoio do Arpa realiza-se o inventário desta espécie para identificar e quantificar a ocorrência de Cacau Nativo no interior da unidade, com o objetivo de estabelecer mais um produto da cesta extrativista, fomentando os produtos da sociobiodiversidade.

 

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC

registrado em:
Fim do conteúdo da página