Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programas e Projetos > Projeto Cenários: Estratégia de Conservação da Savana Metalófila da Floresta Nacional de Carajás
Início do conteúdo da página

Projeto Cenários: Estratégia de Conservação da Savana Metalófila da Floresta Nacional de Carajás

A complexa tarefa de conciliar a manutenção dos atributos naturais da Floresta Nacional de Carajás com a exploração de uma das mais ricas jazidas de minério de ferro do mundo, com 18 bilhões de toneladas é um dos maiores desafios institucionais do ICMBio. Foi esse o tema do Projeto Estratégia de Conservação da Savana Metalófila da Floresta Nacional de Carajás ou Projeto Cenários. A exploração de minério de ferro se dá com a abertura de uma gigantesca cava a céu aberto, que suprime tudo em seu interior. Conciliar essa atividade com a conservação do patrimônio de uma unidade de conservação significa admitir e tolerar que, por um lado, haverá perdas, entretanto, há que considerar que essas perdas não podem representar o desaparecimento definitivo e irrecuperável dos elementos da biodiversidade da Floresta Nacional de Carajás. 
É possível a exploração do minério de ferro desde que associada à manutenção de amostras representativas e duráveis dos ambientes que formam a Floresta, assim como de populações genética e demograficamente viáveis das espécies que compõem o conjunto da biodiversidade da área. O equilíbrio encontrado em Carajás, é resultado da aplicação incondicional desse princípio.
O Projeto Cenários foi o instrumento que possibilitou a geração do conhecimento necessário a esse equilíbrio, conciliando de forma segura a exploração do ferro e a conservação da biodiversidade em Carajás. Foi também o ambiente cerebral de um extenso, incansável e rico debate que transformou as relações, os papéis e o modo de proceder para a viabilização ambiental de um empreendimento desse porte, em um novo modelo de enfrentamento dessas questões. Resguardadas as responsabilidades de cada num, a solução de viabilidade foi uma tarefa de todos. Este, definitivamente, foi maior ganho de todo o processo. O aprendizado de que é possível chegar a uma solução de viabilidade de algo tão complexo mediante a compreensão de que tão importante quanto o ponto de chegada, é o caminho que se percorre até lá encontra-se relatado no livro Projeto Cenários: conservação de campos ferruginosos diante da mineração em Carajás (clique para abrir o livro). 
registrado em:
Fim do conteúdo da página