Geoprocessamento

Neste espaço são apresentadas as ferramentas, serviços e funcionalidades de Geoprocessamento desenvolvidas pelo ICMBio para a apresentação de dados e informações espaciais relevantes para o escopo de atuação do Instituto. Os produtos aqui apresentados foram desenvolvidos tendo como referência os padrões do Governo Federal estabelecidos pelo Decreto nº 6.666, de 27 de novembro de 2008, que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE e pelos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - ePING. Desta forma, procurou-se adotar, na medida do possível, os padrões definidos pela Comissão Nacional de Cartografia – Concar para a produção de ferramentas de Geoprocessamento.

Dentre os produtos atualmente disponibilizados inclui-se o Mapa Temático e Dados Geoestatísticos das Unidades de Conservação Federais, onde é possível ter acesso aos dados oficiais das Unidades de Conservação Federais, Coordenações Regionais e Centros Especializados do ICMBio. Inclui-se também Mapa Interativo, com diversos dados espaciais de referência para visualização, processamento e download. Pelo Portal de Metadados Geográficos é possível ter acesso aos metadados dos dados geográficos produzidos pelo ICMBio. Os Atlas têm como objetivo apresentar informações espaciais com focos específicos, de forma mais personalizada, organizada e intuitiva.

 

btn geo links

Mapa Temático e Dados Geoestatísticos dE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS

Acesse os dados oficiais das Unidades de Conservação Federais, Coordenações Regionais, e Centros Especializados do ICMBio. Dentre os dados disponíveis para downloads constam vetores, dados tabulares, dados textuais e o Mapa Oficial das UCs.

btn mais

 

btn mapa

Mapa Interativo

O Mapa Interativo do ICMBio possui diversas ferramentas para manipulação de informações espaciais na internet. Com foco nas Unidades de Conservação Federais, o Mapa possui ferramentas de busca e filtros por UCs Federais, por grupos e categorias de conservação, Unidades da Federação e Biomas em que estão distribuídas.

btn mais

 

btn meta2

Atlas da Biodiversidade Brasileira

Nova versão do Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação Federais, publicado em 2011. O Atlas da Biodiversidade Brasileira tem como objetivo apresentar as espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção nas Unidades de Conservação Federais.

btn mais