Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio sofre atentado durante ação de fiscalização na BR163
Início do conteúdo da página

ICMBio sofre atentado durante ação de fiscalização na BR163

Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 18h55
Ação ocorreu em represália a ações de fiscalização na Flona Itaituba 2

Fiscalização na Flona de Jamanxim (Foto: Bruno Bimbato)

Ataque ocorreu na sexta-feira (19/10) quando uma equipe do ICMBio participava de ação de fiscalização da Etapa 14 da Operação Integração, verificando desmatamento detectado por satélite na região. A equipe identificou ali roubo de madeiras e palmito, com apreensão de bens envolvidos nos ilícitos e identificação dos infratores. Em represália, moradores de Bela Vista do Caracol, distrito do município de Trairão – PA, se mobilizaram via aplicativos de mensagens e colocaram fogo em uma pequena ponte, obstruíram outra e também colocaram paus na estrada, por onde a equipe deveria passar para o retorno à BR 163.

Enquanto a equipe improvisava uma passagem sobre a ponte utilizando enxadões que conseguiram em uma fazenda nas proximidades, parte dos manifestantes se concentrou em outra ponte a algumas centenas de metros e deram tiros para cima, para intimidar os agentes. Foi solicitado reforço para a Polícia Militar, que se deslocou até o local onde estava a equipe. Ao terem a informação que um grupo de manifestantes estava reunido no município de Trairão, os policiais escoltaram a equipe por um caminho alternativo que passava por fazendas, buscando evitar a passagem no local e possíveis conflitos, chegando novamente na BR 163 e daí até a cidade de Itaituba - PA.

O ICMBio está preparando um dossiê que será entregue à Polícia Federal, onde detalha este e outros casos ocorridos recentemente na região, que possui histórico de animosidade contra as ações dos órgãos ambientais federais.

Operação IntegraçãoFiscalização na Flona de Jamanxim (Bruno Bimbato)

A ação de fiscalização na Flona Itaituba 2 faz parte da operação Integração. Esta operação faz parte de um grande esforço do ICMBio para coibir o desmatamento na região da Amazônia (Amazonas, Maranhão, Pará e Rondônia) junto a gestores das unidades, coordenadores regionais e a Coordenação Geral de Proteção (CGPRO). É uma ação conjunta que dura de setembro a dezembro e que conta com o apoio de órgãos como IBAMA, Polícia Militar, Polícia Federal, Aeronáutica dentre outros.

Floresta Nacional de Itaituba 2

A Floresta Nacional de Itaituba 2 tem uma área de 427 mil hectares e está inserida na região de abrangência da BR-163. A Floresta Nacional faz parte de um grande mosaico formado por Unidades de Conservação onde são priorizadas políticas públicas que estimulam o desenvolvimento integrado com atividades de base florestal. Sob o ponto de vista do potencial econômico, da riqueza da diversidade biológica, das riquezas naturais e da diversidade cultural e étnica, esta é uma das regiões mais importantes da Amazônia.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280



registrado em: ,
Fim do conteúdo da página