Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Rebio da Mata Escura inaugura sede própria
Início do conteúdo da página

Rebio da Mata Escura inaugura sede própria

Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 16h49
Espaço já conta com uma estrutura adequada para receber visitantes e acomodar as principais necessidades da equipe.

inauguramataescura
A Reserva Biológica da Mata Escuta inaugurou, na tarde do dia 6 de dezembro, a nova sede situada no interior da Unidade de Conservação (UC) em Nova Araçatuba, Jequitinhonha (MG). O espaço já conta com uma estrutura adequada para receber visitantes e acomodar as principais necessidades da equipe.

Cerca de 100 pessoas foram contemplar a nova sede que dará lugar a uma nova fase à UC. Entre elas, representantes da prefeitura de Jequitinhonha e Almenara, a Coordenação Regional 11 do ICMBio, as comunidades inseridas na Rebio da Mata Escura, moradores dos municípios de Jequitinhonha, Joaíma, Águas formosas, conselheiros e empresas da região.

A área funcionava com uma fábrica de mel e água de coco. A propriedade foi adquirida por compra direta pelo ICMBio, após análise dos documentos e avaliação. O local foi comprado com recursos de compensação ambiental provenientes da hidrelétrica de Itapebi (BA).

Segundo Márcia Nogueira, chefe da Rebio da Mata Escura, a compra do imóvel proporcionará espaços para instalar brigadas e estacionamento para as viaturas, além de proporcionar um lugar para os auditórios e recepção dos visitantes. “Desde que cheguei na UC em 2012, já buscava melhor localização para instalação da sede própria, que precisaria estar dentro da unidade e ter acesso fácil. Na verdade, adquirimos duas propriedades contíguas, onde instalaremos ainda um núcleo de educação ambiental e alojamento de pesquisadores”, destaca Márcia.

A ideia central é trabalhar com o conselho para planejar as estruturas informativas e interpretativas necessárias, como trilhas, sinalização e as exposições do centro de visitantes. A sede antiga era situada no centro de Jequitinhonha em um local alugado. O planejamento, segundo Márcia, é entregar o imóvel alugado até janeiro.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página