Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Arpa lança livro sobre fortalecimento comunitário
Início do conteúdo da página

Arpa lança livro sobre fortalecimento comunitário

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 17h56
Programa Áreas Protegidas da Amazônia atua na conservação de 60 milhões de hectares no bioma. Publicação aborda o que mudou na vida das pessoas com implementação de planos de ação na região

triombeta
Um livro que reúne os resultados do maior programa de conservação de florestas tropicais do mundo junto às comunidades locais será lançado neste domingo (16), em Xapuri (Acre), durante o Encontro Chico Mendes 30 anos. O título Fortalecimento Comunitário em Unidades de Conservação - Desafios, avanços e lições aprendidas no programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) é uma publicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), órgão coordenador do Arpa.

A publicação mostra o que mudou na vida das pessoas com a implementação de 23 planos de ação comunitários, por meio de melhores práticas para o fortalecimento comunitário em unidades de conservação na Amazônia.

Os planos foram contemplados por editais de chamadas de projetos no valor de R$ 190 mil cada um deles, para Planos de Ação Sustentável (PAS), direcionados a populações tradicionais, e Planos de Ação dos Povos Indígenas (PPI), direcionados a unidades de conservação vizinhas a terras indígenas, totalizando 23 unidades de conservação. Um terceiro edital ainda contemplou mais seis novos planos de ação.

Os editais apoiaram projetos de estímulo ao uso de tecnologias alternativas; uso sustentável dos recursos naturais; subsistência alternativa à tradicional produção agroextrativistista; capacitação em práticas de conservação ambiental e uso sustentável de recursos naturais; e estímulo à participação na gestão das unidades de conservação, via Conselhos Gestores.

O livro é resultado de oficina realizada pelo Arpa em julho de 2016, em Manaus, denominada O apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia ao fortalecimento comunitário em Unidades de Conservação: Lições aprendidas, desafios e avanços. A partir desta segunda-feira (17), a publicação estará disponível em versão digital no Portal do MMA.

ARPA
O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) é uma iniciativa de longo prazo do governo brasileiro (2002–2039), sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, para a conservação de 60 milhões de hectares no bioma Amazônia por meio da criação, consolidação e sustentabilidade financeira permanente de unidades de conservação.
O Arpa recebe recursos financeiros de doadores internacionais e nacionais (GEF/Banco Mundial, Governo da Alemanha/KfW, Fundo Amazônia/BNDES, Rede WWF/WWF Brasil, BID/Banco Interamericano de Desenvolvimento, Fundação Margaret A. Cargill, Fundação Gordon and Betty Moore e Anglo American), além de contrapartidas do governo federal e governos estaduais.

SERVIÇO
Lançamento do livro Fortalecimento Comunitário em Unidades de Conservação - Desafios, avanços e lições aprendidas no programa Áreas Protegidas na Amazônia (Arpa)
Onde: Encontro Chico Mendes – 30 anos, em Xapuri, Acre.
Quando: Domingo, 16 de dezembro de 2018, às 19 horas.

Por Asscom MMA. 

Comunicação ICMBio
(61) 20289280




registrado em: ,
Fim do conteúdo da página