Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parque coíbe entrada de veículos em sua zona primitiva
Início do conteúdo da página

Parque coíbe entrada de veículos em sua zona primitiva

Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 14h35
Lençóis Maranhenses intensificou as ações de fiscalização com o objetivo de assegurar o cumprimento das normas de visitação da unidade de conservação.
Agente na lagoa da Capivara Danúbia Melo
A equipe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses intensificou as ações de fiscalização com o objetivo de assegurar o cumprimento das normas de visitação do parque.

Nas ações realizadas em diferentes atrativos foram aplicadas multas por descumprimento do número limite de passageiros, motoristas sem credenciamento e entrada irregular de veículo particular nos limites do Parque. Um veículo, cujo motorista, além de não ser credenciado, não possuía carteira nacional de habilitação, foi apreendido.

A violação mais grave foi constatada durante ronda noturna na madrugada de sábado (19/01) para domingo. Foram encontrados 3 veículos particulares na Zona Primitiva do parque no povoado Baixa Grande. Era aproximadamente 1 hora da manhã quando a equipe acordou todos que estavam na casa à procura dos proprietários dos veículos e do guia, que foram autuados respectivamente em R$ 5.000,00 (veículos) e R$ 1.000,00 (guia), sendo expulsos imediatamente do parque.

A Zona Primitiva, conhecida por muitos como oásis, é uma região que contém espécies da flora e da fauna e fenômenos naturais de alto valor ligado à biodiversidade e de grande valor científico. Suas características ambientais e de localização indicam um alto potencial e importância à conservação, contemplação, observação, exploração dos sentidos humanos e à pesquisa científica e educacional por esse motivo a visitação é permitida somente a pé.

Durante a volta, a equipe presenciou um bom exemplo de uso público na zona primitiva. O guia de Trekking Raimundo Clayton conduzia visitantes em direção ao oásis, tendo utilizado veículo credenciado para chegar até a base da Lagoa Bonita, local do início da atividade. Essa atividade é altamente indicada pois proporciona maior integração do visitante com a unidade de conservação, além de movimentar toda a cadeia do turismo na região (veículo, motorista e guia credenciados, restaurantes e pousadas nas cidades e na comunidade tradicional).

A portaria que regulamenta o credenciamento de prestadores de serviço no parque pode ser consultada aqui.  São normas que visam proteger os atributos naturais do Parque, organizar a operação turística e oferecer mais segurança aos visitantes do parque.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página