Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio lamenta mortes em Itatiaia no RJ
Início do conteúdo da página

ICMBio lamenta mortes em Itatiaia no RJ

Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 15h45
Tromba d’água durou uma hora e gerou uma cheia no rio Campo Belo.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lamenta as mortes ocorridas em Itatiaia, no sul do Estado do Rio de Janeiro, no domingo (20), após uma tromba d’água. Os bombeiros do município informaram que um helicóptero da corporação será enviado para auxiliar nas buscas aéreas nesta segunda-feira (21).

A chuva começou no alto do Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, e durou mais de uma hora. A água desceu, e gerou uma cheia repentina no rio Campo Belo, atingindo uma área com cachoeira em que moradores e turistas costumam se banhar no município, chamada de Paraíso Perdido, que fica próxima ao Parque Nacional do Itatiaia, no final da tarde de domingo.

“Foi uma chuva muito forte, muito intensa com bastante granizo e um volume muito grande de água. Para quem não conhece lá em cima, lá tem um solo raso e muitas pedras, então a água não penetra, ela bate no solo e forma uma enxurrada rapidamente e escorre para o rio. Foi por isso que ocorreu a cabeça d’água no Rio Campo Belo. Lá embaixo o tempo estava bom, sol e o pessoal não soube da chuva lá em cima, porque essa chuva foi muito isolada. A tragédia só não foi maior, porque a água chegou tarde lá embaixo, por volta das 18h. Muitos banhistas já tinham ido embora, porque como foi às 14h a chuva, demorou para chegar lá embaixo,’’ explicou Fabio Chaves de Carvalho, condutor de visitantes do Parque Nacional do Itatiaia.

Os Bombeiros e a Defesa Civil fizeram buscas na região para tentar localizar desaparecidos, e o ICMBio também está contribuindo. A Prefeitura de Itatiaia também divulgou nota informando que a Defesa Civil da cidade deu suporte aos bombeiros e a Guarda Civil fez o controle do acesso na cachoeira Paraíso Perdido. Segundo o Corpo de Bombeiros, o volume de chuva foi de 10 a 15mm. A área do Paraíso Perdido não conta com alertas sonoros sobre tromba ou cabeça d'água. 

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

 


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página