Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parna de Brasília executa ações de prevenção a incêndio
Início do conteúdo da página

Parna de Brasília executa ações de prevenção a incêndio

Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 16h57
Equipe deve trabalhar até junho na confecção de aceiros

Confecção de aceiros estão entre as ações de prevenção a incêndios florestais (Foto: Rodrigo Amaral)
Foto: Rodrigo Amaral

O Parque Nacional de Brasília (DF) deu início nesta semana às ações de prevenção para evitar a ocorrência de incêndios florestais neste ano. As atividades fazem parte do planejamento elaborado e aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Esta época do ano é considerada o momento mais adequado para realização dessas ações já que as temperaturas são mais amenas, os ventos estão fracos e a umidade relativa do ar está mais alta. Essas condições proporcionam mais segurança para desenvolvimento dos trabalhos e menor impacto ambiental para a fauna e flora do parque.

As ações de prevenção incluem a confecção de aceiros negros e a gestão de combustível vegetal seco com a utilização do fogo em pontos estratégicos, selecionados de forma criteriosa e levando em consideração o histórico de ocorrência de incêndios florestais, proximidade de áreas com maior pressão antrópica e proteção de vegetações sensíveis.

As ações de prevenção estão planejadas para ocorrerem até o mês de junho e contarão com a participação de servidores do parque, em breve dos brigadistas a serem contratados, de voluntários, do Grupo Ambientalista do Torto e de instituições integrantes do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Distrito Federal (PPCIF).

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página