Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Bioblitz ambiental é opção de lazer para o fim de semana
Início do conteúdo da página

Bioblitz ambiental é opção de lazer para o fim de semana

Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 11h34
Evento chama comunidade para participar do Desafio Mundial da Natureza Urbana; e Parna de Brasília promove visitas guiadas

parna brasilia Néio Rosa Cruz2
Parna de Brasilia fará visitas guiadas. (Foto: Néio Rosa Cruz)

Quer aproveitar o final de semana junto à natureza? Então carregue a bateria do seu smartphone e participe da BioBlitz Ambiental que vai acontecer entre os dias 26 e 29 de abril. A iniciativa é parte do Desafio da Natureza Urbana, que tem como meta catalogar o máximo de fauna e flora típicos do Cerrado utilizando o aplicativo iNaturalist, disponível para iOS e Android.

Em Brasília, haverá atividades guiadas no Parque Nacional de Brasília e no Jardim Botânico de Brasília, mas qualquer um pode fazer sua própria expedição em seus condomínios, praças públicas e jardins e inserir no iNaturalist qualquer imagem de organismo vivo para identificação pela comunidade.

O aplicativo faz parte da comunidade iNaturalist que reúne naturalistas, biólogos e entusiastas da fauna e flora que mapeiam a biodiversidade em todo o globo partilhando observações seguindo os preceitos da ciência cidadã. Com a colaboração de pessoas de todo o mundo, é possível identificar espécies da natureza e a sua ocorrência em determinado local. A comunidade existe desde 2008 e surgiu na California Academy of Sciences, nos Estados Unidos. Desde então, são mais de 18 milhões de observações de plantas, animais e outros organismos em todo mundo; 200 mil espécies e quase meio milhão de observadores.

O Desafio da Natureza Urbana surgiu em 2016, em Los Angeles (EUA) onde foram documentadas mais de 20 mil observações. No ano passado, o desafio conquistou 68 cidades em 19 países diferentes, reunindo mais de 440 mil observações realizadas por 17 mil pessoas. Em Brasília, esta é a primeira vez que o desafio é realizado.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:
4 Educação 150 15 Vida terrestre 150


Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página