Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Alunos aprendem sobre meio ambiente com tarefas lúdicas
Início do conteúdo da página

Alunos aprendem sobre meio ambiente com tarefas lúdicas

Publicado: Sexta, 03 de Maio de 2019, 11h23
Gaia Village sedia 1ª Ekko Gincana da APA da Baleia Franca para crianças das escolas públicas.

fotogincanaa
Atividades oportunizaram o conhecimento sobre a biodiversidade, agroecologia, consumo consciente, reciclagem. (Foto:Acervo/ICMBio)

Aprender sobre o meio ambiente com atividades lúdicas e educativas, esse foi o propósito da 1ª Ekko Gincana da APA da Baleia Franca, realizada em 30 de abril, no Gaia Village, em Garopaba, Santa Catarina. O evento, organizado pelo Instituto Ekko Brasil – Projeto Lontras, levou crianças de escolas públicas do território da APA da Baleia Franca para atividades educativas e lúdicas, voltadas à conservação do meio ambiente, com a parceria de outras instituições que compõem o conselho consultivo da unidade de conservação como R3 Animal, Instituto Australis e Instituto Baleia Franca. Cada escola convidada indicou dez alunos e um professor para participar da gincana.

Pela manhã, as crianças e professores foram recebidos com um café da manhã após a divisão em 5 equipes (Baleia, Toninha, Tartaruga, Lontra e Lobo) participando de um circuito de atividades. As tarefas oportunizadas por cada parceiro tiveram objetivo de sensibilizar sobre a biodiversidade, agroecologia, consumo consciente, reciclagem, cultura e valores da região, ao mesmo tempo estimulando o trabalho em equipe.

Na área da Fundação Gaia, diversos estandes temáticos das organizações parceiras com atuação no território da APA da Baleia Franca, como o Projeto Toninhas, Ekko Brasil - Projeto Lontras, Projeto Tamar, Instituto Australis, PRO-CREP, trouxeram brincadeiras e materiais, a fim de sensibilizar a molecada para a importância da conservação do ambiente e de espécies ameaçadas, bem como para a necessidade de utilizar os recursos naturais de forma sustentável.

Cada uma das dez instituições participantes levou materiais, maquetes, jogos e brincadeiras ligados às suas áreas de atuação. No estande do Projeto Lontras, uma grande lontra de pelúcia virou cenário para fotografias com as crianças, que também se divertiram com jogos e brincadeiras envolvendo conhecimentos sobre a espécie. O Projeto Toninhas levou também vídeos e aplicativos voltados à proteção da toninha, uma das espécies de cetáceos mais ameaçadas do planeta.

O Instituto Australis abordou a baleia franca, grande estrela da diversidade biológica abrigada na APA e razão de ser da unidade de conservação, com réplicas, informações e brincadeiras. O Tamar levou tartarugas marinhas feitas de fibra de vidro em tamanho natural e também material biológico, como ovos e filhotes coletados e preservados em vidros. A Associação R3 Animal focou no atendimento dado a animais feridos e na interface entre atividades humanas e riscos à fauna, em especial as questões do lixo, poluição e pesca predatória.
fotogincana2
Alunos das escolas públicas participam de atividades educativas e lúdicas, voltadas à conservação do meio ambiente. (Foto:Acervo/ICMBio)

A reciclagem foi tratada pelo PRO-CREP, que atua em Palhoça desde 1992, reciclando diversos tipos de materiais dando nova vida a objetos e produtos reaproveitados e transformados em arte e utilidades, com muita criatividade. No Gaia Village, as crianças também conheceram tecnologias alternativas, como o banheiro seco, painéis solares e agroecologia entre outras atividades sustentáveis utilizadas e divulgadas pela Fundação.

Alesandra Bez Birolo, do Projeto Lontras, que organizou o evento, explicou que é importante que a comunidade conheça a unidade de conservação, as espécies que vivem no local. Segundo ela, não é possível amar aquilo que não se conhece. 

O evento foi apoiado pela Petrobrás Ambiental e Secretaria Municipal de Educação de Garopaba. A 1ª Ekko Gincana da APA Baleia Franca é resultado da soma de esforços de instituições conselheiras da APA Baleia Franca/ICMBio: Instituto Ekko Brasil/Projeto Lontra; Fundação Gaia; Instituto Australis; R3 Animal; Associação Pro- CREP; Ferrugem Viva e Instituto Baleia Franca e parceiros da Unidade de Conservação: Projeto Toninhas; Projeto TAMAR; Grupo Desbravadores Gaivotas do Sul; Meri Assessoria Esportiva; Risco Zero e Jean Vasconcellos/condutor ambiental.

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionado:
4 Educação 150
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página