Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Atividades marcam os 60 anos do Parna de Ubajara
Início do conteúdo da página

Atividades marcam os 60 anos do Parna de Ubajara

Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2019, 14h30
Unidade de Conservação também promoveu passeio ciclístico e ações educativas para alunos das escolas municipais de Tianguá e de Ubajara.

bicibici
Comemorações iniciaram no dia 28 de abril, com um passeio ciclístico, que reuniu 220 ciclistas. (Foto:Acervo/ICMBio).

O Parque Nacional de Ubajara (CE), conhecido pelas suas trilhas, cavernas, cachoeiras e mirantes, completou 60 anos no dia 30 de abril. Para festejar a data, foi realizado um evento no Centro de Visitantes, com a participação de servidores, autoridades, empresários locais e regionais, estudantes, condutores de visitantes, chefes de outras unidades, além da coordenadora regional do ICMBio na Parnaíba. Dias antes, a unidade promoveu um passeio ciclístico e ações educativas para alunos das escolas municipais de Tianguá e de Ubajara.

Na solenidade, o chefe da unidade fez um apanhado da história do Parque, ressaltando a importância de proteger o maior patrimônio espeleológico do Ceará – a Gruta de Ubajara. Ele destacou a importância da unidade para a preservação e para alavancar o turismo regional. Além da apresentação de Cordel em homenagem aos 60 anos, destacadas as fotos ganhadoras da campanha nas mídias sociais #PNU60anos, lançamento dos postais do Parque e, por fim, o lançamento da campanha: “Viva Ubajara, simplesmente exuberante”, com objetivo de incentivar o turismo na região com colaboração tanto do setor público como do privado.

As comemorações iniciaram no dia 28 de abril, com um passeio ciclístico, que reuniu 220 ciclistas, no Parque Nacional de Ubajara. O percurso foi de 10 km, misturando trechos no asfalto, estradas vicinais e trilhas do Parque. Os participantes puderam contemplar as belezas da região, e foram acompanhados por carro de som e equipes de apoio do ICMBio. Na chegada, eles foram recepcionados com uma mesa de frutas e água pela equipe da unidade de conservação, condutores e voluntários do Parque. Ao final da corrida, todos cantaram os parabéns e comeram bolo.

Já, no dia 29, o Parque recebeu alunos de escolas municipais de Tianguá e de Ubajara para atividades ambientais educativas. As ações iniciaram às 8h e estenderam-se até as 12h, contando com a presença de 330 alunos e 20 professores. Os alunos ainda percorreram uma trilha de 1.300 metros até o Mirante Gameleira, com vista panorâmica para as quatro principais cachoeiras do Parque. Durante o percurso, foram realizadas pausas dinâmicas para explicação sobre a importância da unidade de conservação e conversas sobre a fauna e flora local. O roteiro foi encerrado na entrada da trilha Samambaia, totalizando 3 quilômetros de caminhada.




Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

4 Educação 15015 Vida terrestre 150


Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página