Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > UCs da Amazônia comemoram 30 anos de criação
Início do conteúdo da página

UCs da Amazônia comemoram 30 anos de criação

Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2019, 09h58
Para festejar a data, foi organizado o Simpósio de Gestão do Conhecimento e Biodiversidade da Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri em Marabá (PA).

conferenciaa
Simpósio reuniu mais de 600 pessoas. (Foto:Acervo/ICMBio)

Um simpósio sobre a gestão do conhecimento e a biodiversidade foi organizado para comemorar os 30 anos de unidades de conservação que formam o Mosaico de Carajás (Floresta Nacional (Flona) do Tapirapé-Aquiri, da Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado e da Reserva Biológica (Rebio) Tapirapé). O Simpósio de Gestão do Conhecimento e Biodiversidade da Floresta Nacional do Tapirapé – Aquiri foi realizado de 9 a 11 de maio, no Centro de Convenções Carajás em Marabá (PA), com o objetivo de divulgar os projetos e parcerias para a gestão da biodiversidade. A iniciativa reuniu mais de 600 pessoas, que conheceram sobre as unidades do Mosaico de Carajás, além de participarem de minicursos e expedições.

O Simpósio foi essencial e estratégico para integrar os vários atores sociais envolvidos na gestão do Mosaico de Carajás. Segundo o chefe da unidade da Flona de Tapirapé-Aquiri, foi uma importante agenda socioambiental na construção e na consolidação de arranjos de parceiros que demonstram o quanto é fundamental manter diálogos com os diversos segmentos da sociedade civil, em uma proposta de desenvolvimento e gestão territorial, pautado na produção do conhecimento.

O evento foi realizado pela Flona do Tapirapé – Aquiri, com suporte amplo da equipe de apoio aos projetos Fundação de Tecnologia Florestal e Geoprocessamento - Funtec, contando com apoio da Vale/Salobo Metais, Programa Áreas Protegidas da Amazônia – ARPA, prefeituras municipais de Marabá e Parauapebas, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Para o chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio Carajás, a primeira edição do Simpósio possibilitou a mobilização de todos os atores envolvidos com a conservação da biodiversidade no território de Carajás para um profundo intercâmbio de ideias e saberes, promovendo o fortalecimento dos vínculos institucionais e da sensação de pertencimento e engajamento nos esforços de conservação.




Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:


4 Educação 15015 Vida terrestre 150

Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página