Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Bodoquena abre edital para selecionar parceiros
Início do conteúdo da página

Bodoquena abre edital para selecionar parceiros

Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2019, 16h10
Localizado no Mato Grosso do Sul, Parque Nacional quer ampliar a gestão da unidade.


parna serradabodoquena Zig Koch
Parna Serra da Bodoquena. (Foto: Zig Koch)

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, localizado no Mato Grosso do Sul, abre edital de chamamento público para selecionar instituição parceira interessada em apoiar e implementar ações e atividades que visem aprimorar a gestão da unidade de conservação. O edital estabelece que a parceria será por meio do acordo de cooperação com o Parque. As propostas poderão ser enviadas até as 18h do dia 21 de junho de 2019, por meio do correio eletrônico (parna.bodoquena@icmbio.gov.br). Os proponentes poderão, caso preferível, enviar sua proposta em envelope fechado e com identificação da instituição proponente. A divulgação do resultado preliminar será em 28 de junho. Conheça aqui o edital.

Objetivos específicos da parceria são o apoio às ações relacionadas ao uso público do Parque, principalmente aquelas voltadas à abertura do Parque a visitação pública; apoio às atividades de pesquisa, com especial atenção ao Programa de Monitoramento da Biodiversidade; apoio ao Programa de Voluntariado; apoio às atividades de educação ambiental e comunicação da Unidade de Conservação; apoio às ações relacionadas com a recuperação de áreas degradadas e apoio a demais temas previstos no Plano de Manejo do Parque.

As parcerias podem ser feitas com instituições (privadas e do terceiro setor) que possuem maior flexibilidade na busca de recursos externos e interesse em atuar na área de conservação ambiental. O edital estabelece que poderão participar instituições privadas com fins lucrativos e as organizações da sociedade civil (OSCs), entidade privada sem fins lucrativos (associação ou fundação), as sociedades cooperativas e as sociedades religiosas.

Sobre o Parque da Serra da Bodoquena
O Parque está localizado no Pantanal mato-grossense, abrangendo os municípios de Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho. A unidade de conservação é abrigo para ariranhas, lontras, onças-pintadas, harpias, entre outras espécies sob risco de extinção. A fauna do Pantanal é bastante rica, com diversas espécies de peixes, mamíferos, répteis, anfíbios e borboletas. A fauna é típica do Cerrado, com influências amazônicas. Entre as aves ameaçadas está a arara-azul.





Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

15 Vida terrestre 15014 Vida na água 150

Comunicação ICMBio

(61) 2028 9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página