Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Projetos de TBC em UCs apresentam resultados
Início do conteúdo da página

Projetos de TBC em UCs apresentam resultados

Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2019, 14h31
Iniciativas apoiadas pelo ICMBio foram avaliadas em oficina realizada entre os dias 25 e 29 de junho em Tamandaré/PE.

TBC Ricardo Peng 50
Palestras, trabalhos em grupo, apresentações e outras dinâmicas fizeram parte da programação. (Foto: Ricardo Peng)

Os avanços e aprendizados das ações apoiadas pelo ICMBio, por meio da Chamada de Propostas para Fortalecimento de Iniciativas de Turismo de Base Comunitária, realizada em 2017, foram o tema da oficina que reuniu cerca de 60 participantes em Tamandaré/PE. Servidores, representantes de comunidades e parceiros compartilharam experiências durante os quatro dias de evento, que aconteceu na base do Cepene, em Tamandaré/PE.

A chamada pública de 2017, coordenada pela Coordenação Geral de Populações Tradicionais do ICMBio, com recursos provenientes do Projeto Pnud BRA 08/023, selecionou nove projetos de Unidades de Conservação federais para fomento ao turismo de base comunitária. As propostas envolveram capacitações, intercâmbios, visitas técnicas, oficinas, encontros, reuniões e mutirões comunitários, bem como o desenvolvimento de materiais didáticos, gráficos e audiovisuais destinados ao apoio ou disseminação das ações vinculadas a projetos apresentados pelas unidades de conservação. Cada projeto recebeu em média apoio de R$ 40 mil.

Palestras, trabalhos em grupo, apresentações e outras dinâmicas fizeram parte da programação que tratou dos conceitos de Turismo de Base Comunitária (TBC), protagonismo e organização comunitária, gestão de unidades de conservação, qualificação da experiência e comercialização. O panorama geral do TBC no Brasil, América Latina e no mundo, assim como o histórico do desenvolvimento desse tipo de atividade foram apresentados pelas professoras Edilaine Moraes e Marta Irving, que pesquisam o assunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
TBC Ricardo Peng 9
Dinâmicas fizeram parte da programação, tratando os conceitos do TBC. (Foto: Ricardo Peng)

Embora o foco do evento fosse o fechamento dos projetos aprovados no âmbito da Chamada de Propostas para Fortalecimento de Iniciativas de TBC, outras oito iniciativas de TBC em Unidades de Conservação consideradas avançadas e consolidadas também participaram do evento. Para a Coordenação Geral de Populações Tradicionais (CGPT) e para o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT), responsáveis pela organização do evento, a realização da oficina foi um marco para a agenda do TBC no ICMBio.

Nos próximos meses será lançado o material Turismo de Base Comunitária em Unidades de Conservação Federais: caderno de experiências, que trará a experiência de 13 Unidades de Conservação consideradas fontes significativas de aprendizado e com possibilidades de serem replicadas em outros cenários.

No ICMBio, as ações de TBC devem seguir os princípios e diretrizes estabelecidos conforme a publicação “Turismo de Base Comunitária em UCs federais: princípios e diretrizes”. Lançado em 2018, o manual direcionado principalmente para gestores de unidades estabeleceu um marco referencial para o TBC nas Unidades de Conservação (UC) federais.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

11 Cidades e comunidades sustentáveis 15012 consumo e produção responsáveis 150

Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página