Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Brigadas combatem incêndios em Parque de Ilha Grande
Início do conteúdo da página

Brigadas combatem incêndios em Parque de Ilha Grande

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 16h13
A área queimada é de 29.000 hectares na ilha Grande e 3.500 hectares na várzea continental. 

fogooO Parque Nacional de Ilha Grande, em Umuarama, Paraná, está combatendo dois focos de incêndio, um com início na praia do Paracaí e outro na lagoa Jatobá. O foco do Paracaí se alastrou pela várzea continental, enquanto o da Jatobá se alastrou pela ilha Grande, a maior ilha do Parque e que dá nome à unidade.

Os dois primeiros focos se dividiram em vários outros, mas há duas frentes de combate nas áreas mais graves, uma ao norte na várzea continental e outra ao sul na ilha Grande, que será usado o helicóptero munido com “heli-balde”.

A ação está sendo realizada num esforço conjunto envolvendo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros do Paraná, Polícia Militar do Paraná, Prefeitura de Altônia, CORIPA, São Jorge do Patrocínio e Alto Paraíso. A área queimada é de 29.000 hectares na ilha Grande e 3.500 hectares na várzea continental.

Até o momento já são 28 dias sem chuva. As principais dificuldades de combate são o acúmulo de combustível, solo hidromórfico, altas temperaturas durante o dia e baixa a noite e fortes ventos com rajadas.

O monitoramento, segundo o chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio Rio Paraná, Erick Caldas Xavier, é realizado constantemente pela brigada em mirantes naturais e com uso de Drone quadricóptero e com helicóptero da Polícia Militar do Paraná.





Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:
13 Ação contra a mudança global do clima

Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página