Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Ação coletiva recolhe lixo em praia de RVS Rio dos Frades
Início do conteúdo da página

Ação coletiva recolhe lixo em praia de RVS Rio dos Frades

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 15h20
Foram removidos 194 quilos de lixo ao longo da praia e da restinga, sendo 43% composto por resíduos plásticos.

limpeza
A atividade contou com a colaboração de mais de 120 voluntários. (Foto: Acervo/ICMBio)

A equipe do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Rio dos Frades, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), promoveu a limpeza nos 4,5 quilômetros da Praia de Itaquena, limite leste da unidade de conservação, localizada em Porto Seguro, na Bahia. Foram removidos 194 quilos de lixo ao longo da praia e da restinga, sendo 43% composto por resíduos plásticos. A ação contou com a colaboração de mais de 120 voluntários das escolas municipais de Itaporanga, do Instituto Trancoso, e com o apoio do Projeto Coral Vivo, do Movimento Plogging Porto Seguro. A atividade também estava conectada ao Clean Up Day, movimento que escolheu o dia 21 de setembro para limpeza de praias no mundo e conscientização da população quanto aos impactos dos resíduos sólidos nos mares.

Segundo Tiago Leão, chefe da unidade de conservação, apesar do plástico ser de difícil degradação, mais de 30% da produção mundial é destinada a embalagens e itens descartáveis que, somado ao alto consumo e o tratamento inadequado dos resíduos sólidos, resultam em milhões de toneladas de lixo que anualmente atingem os oceanos. Já a professora Núbia Dantas, de Itaporanga, informou que havia participado de outras ações de limpeza de praia, mas pela primeira vez participa de uma discussão das origens e consequências do lixo.

Na orla de Porto Seguro e região foram recolhidas mais de 2 toneladas de lixo. Ações como a redução do consumo de canudos e sacolas plásticas e limpezas coletivas em praias, mais que a simples retirado do lixo, servem para sensibilizar a população para uma ampla mudança de comportamento.

Sobre o RVS do Rio dos Frades
A unidade foi criada em 21 de dezembro de 2007, no município de Porto Seguro (BA), e cobre uma extensa faixa litorânea composta por planícies costeiras, fazendo limite com uma falésia. A vegetação é predominantemente de restinga e o solo é arenoso, sendo que nessa faixa de praia estão os sedimentos compostos essencialmente de grãos de quartzo e fragmentos de conchas. Praia de Itaquena é um dos principais atrativos, que consiste em praia semi-deserta com vegetação de restinga conservada e significativa beleza cênica. Já o rio dos Frades apresenta uma área estuarina com mata ciliar de mangue com trechos de transição da restinga e sua foz na praia de Itaquena. Atualmente a visitação neste rio ocorre em sua foz, local mais visitado, para banho, contemplação e acampamento associada à visita a praia de Itaquena.





Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados

4 Educação 150



Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página