Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Incêndio na Chapada dos Veadeiros é extinto
Início do conteúdo da página

Incêndio na Chapada dos Veadeiros é extinto

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 17h41
Operação contou com engajamento de brigadistas, bombeiros e voluntários.
fofochapadaO Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuou em conjunto com o Ibama e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás para extinguir o incêndio que atingiu o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros há cerca de uma semana. O primeiro foco a ser extinto foi o do Sertão Zen, na sexta-feira (27). O outro, na Serra da Boa Vista/Rio dos Couros, estava fora dos limites da unidade e foi extinto no final do sábado (28). Na manhã de domingo (29) ainda foi detectada uma outra frente de indêndio, na região Terra do Segredo. Os brigadistas foram deslocados para o local, mas a chuva favoreceu a extinção total do incêndio.

O presidente do ICMBio, Homero Cerqueira, agradeceu aos brigadistas, bombeiros e voluntários pelo e engajamento e esforço para combater o incêndio. Cerqueira também ressaltou que o fogo não expôs nenhum dos atrativos do Parque da Chapada dos Veadeiros, e que a Unidade de Conservação (UC) segue aberta para a visitação normalmente.

A Operação Alto Paraíso contou com noventa pessoas dentre brigadistas do ICMBio, do Ibama, bombeiros militares,  voluntários da Rede Contra o Fogo e com a presença do Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman), Marcos de Castro Simanovic, que acompanhou de perto a Operação Alto Paraíso.

Eles contaram com apoio aéreo de um helicóptero do Corpo de Bombeiros para o deslocamento de tropas e quatro aviões tanques do ICMBio para lançamento de água, além de 18 viaturas terrestres. O Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman), Marcos de Castro Simanovic, foi a Chapada dos Veadeiros acompanhar de perto a Operação, que conseguir acabar com o incêndio.

As chuvas que começaram a cair na região durante o final de semana impulsionaram o trabalho das brigadas no controle e extinção dos incêndios. Agora, o esforço será voltado para o monitoramento das áreas atingidas pelo incêndio, a fim de que os focos não retornem. O fogo atingiu, até o momento, aproximadamente 3.000 hectares no interior do parque e mais 3.500 hectares no entorno.

Foto: Helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. (Marcos Simanovic/ICMBio)

Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página