Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio lança Guia para manejo florestal comunitário
Início do conteúdo da página

ICMBio lança Guia para manejo florestal comunitário

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 17h17
Publicação deve auxiliar populações tradicionais, gestores e assessores técnicos em Unidades de Conservação de Uso Sustentável na Amazônia.
flona carajas João Marcos Rosa
Flona de Carajás. (Foto: João Marcos Rosa)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o Guia para o Manejo Florestal Comunitário em Unidades de Conservação de Uso Sustentável na Amazônia. A publicação pode ser acessada aqui.

O guia, elaborado pela equipe da Coordenação Geral de Populações Tradicionais, pertencente à Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CGPT/DISAT), orienta a elaboração participativa de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) Comunitário em Unidades de Conservação de Uso Sustentável na Amazônia (Reservas Extrativistas, Reservas de Desenvolvimento Sustentável e Florestas Nacionais) de forma a unir o conhecimento tradicional, técnico e científico com as normas estabelecidas para o manejo sustentável da floresta.

O Guia apresenta informações necessárias sobre o assunto, normativas, planejamento, técnicas adequadas para uso sustentável da floresta aliado aos princípios de conservação e comercialização dos produtos florestais.
“A venda da madeira de forma legalizada é geração de renda para as populações tradicionais e uma forma de dar dinamismo econômico para a região”, analisa o presidente do ICMBio, Homero Cerqueira.

Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página