Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Monitoramento marinho integrado é tema de publicação
Início do conteúdo da página

Monitoramento marinho integrado é tema de publicação

Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 17h36
Objetivo é abordar a estratégia de integração, a caracterização do ambiente marinho-costeiro brasileiro, a estratégia de conservação nos ecossistemas, entre outros assuntos.

etrategia integrada costeiro monitora
Estratégia integrada vem sendo consolidada nos últimos 10 anos - Foto: Acervo ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade publica a Estratégia Integrada de Monitoramento Marinho Costeiro do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio (Monitora). A publicação se insere dentro do subprograma marinho costeiro, e traz temas sobre a estratégia de integração, a caracterização do ambiente marinho-costeiro brasileiro, estratégia de conservação nos ecossistemas, entre outros assuntos.

A estratégia integrada vem sendo consolidada nos últimos 10 anos, tendo uma visão geral da estrutura, articulações e perspectivas do Programa Monitora. A intenção com a publicação é mostrar e ampliar a sinergia entre as iniciativas, assim como organizar questões estratégicas e transversais, como a política de dados e os principais produtos a serem elaborados. Pois, segundo a publicação, estes são pontos chave no eixo monitoramento da biodiversidade para que a sociedade brasileira desfrute de ações de conservação e manejo dos recursos naturais bem planejadas, executadas e debatidas.

O monitoramento da biodiversidade é fundamental para a avaliação da efetividade das estratégias de conservação e das priorizações realizadas pela sociedade e pelo governo brasileiro. Deve ser acompanhado o monitoramento do uso dos recursos assim como dos vetores de pressão e dos fatores que contribuem para boas práticas e fortalecimento de cadeias produtivas mais sustentáveis.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:




Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página