Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Caminhão levando cerca de 17 mil caranguejos é apreendido
Início do conteúdo da página

Caminhão levando cerca de 17 mil caranguejos é apreendido

Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 14h50
Ação foi realizada em parceria entre o ICMBio e a Companhia Independente da Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), vinculada à Polícia Militar.

caminhaocippa
Caminhão que transportava uma carga irregular de 17 mil caranguejos-uçá. (Foto: Divulgação/CIPPA)

Um caminhão que transportava uma carga irregular de 17 mil caranguejos-uçá foi apreendido no distrito de Betânia, em Santa Luzia, sul da Bahia, durante ação conjunta da Companhia Independente da Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), vinculada à Polícia Militar, e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em Canavieiras, no sul da Bahia. A ação faz parte da Operação Tolerância Zero.

Após ser interceptado, o motorista do caminhão disse que os caranguejos iam ser levados de Canavieiras para Vitória, no Espírito Santo. Ainda segundo ele, no caminhão havia 142 sacos com 120 caranguejos-uçá. Os caranguejos foram soltos em várias regiões de mangues de Canavieiras. Cinco embarcações de pescadores parceiros do instituto participaram da ação. 

De acordo com o ICMBio, os caranguejos-uçá estão em período de defeso, quando eles não podem ser pescados por estarem em época de reprodução. O defeso do caranguejos-uçá ocorre de 11 a 16 de janeiro, de 10 a 15 de fevereiro e de 10 a 15 de março. A captura é proibida, já que os animais saem de suas galerias (tocas) e “andam” pelo manguezal para acasalamento. O motorista do veículo que transportava a carga vai responder administrativamente pelo transporte de pescado em época de defeso. Já na esfera criminal, ele vai responder por crime ambiental.

Comunicação
(61) 2028-9280


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página