Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Flona de Humaitá capacita membros de associações em gestão participativa
Início do conteúdo da página

Flona de Humaitá capacita membros de associações em gestão participativa

Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2011, 16h04
Lideranças comunitárias tiveram aprimoramento sobre as principais funções da gestão

Brasília (22/07/2011) – Equipe da Floresta Nacional de Humaitá, Unidade de Conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes localizada no Amazonas, organizou dias 18 e 19 de julho, uma capacitação em Gestão Administrativa para as associações que integram o Conselho Consultivo da unidade. O evento teve apoio do Instituto Pacto Amazônico – IPA.

O foco foi gerar a participação das diretorias das associações (lideranças comunitárias), para que tivessem um aprimoramento sobre as principais funções da gestão, em particular da gestão participativa. Eles tiveram qualificação sobre como dividir tarefas no coletivo (passo a passo); como formar grupos de trabalho; desenvolver ações de comunicaçao; busca por parcerias e recursos; sobre administração financeira; e a fazer os respectivos relatórios para acesso público.

“O evento foi de extrema importância para as associações, que tiveram um embasamento teórico e prático sobre um tema em que as lideranças vêm atuando a bastante tempo nas associações. Os participantes, percebendo a importância da reunião, já solicitaram uma continuação, para que a construção do conhecimento permaneça”, afirmou o chefe substituto da Flona de Humaitá, Paulo Santi.

A diretora executiva do Instituto Pacto Amazônico e instrutora do evento, Leila Mattos, ressaltou que é apenas o início de um processo importante para capacitar as lideranças  para a gestão participativa. Havendo necessidade de reforço no tema, visando garantir uma melhor aprendizagem e entendimento na prática sobre o tema, será feito.

Dentro do plano de trabalho do Conselho Consultivo da Flona de Humaitá, haverá intercâmbio com a  Flona do Jamari para que os conselheiros se interem sobre o processo de concessão florestal já em andamento nesta UC. Em setembro haverá capacitação sobre Plano de Manejo.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9291
Fim do conteúdo da página