Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Monte Roraima pode ser visitado com autorização especial
Início do conteúdo da página

Monte Roraima pode ser visitado com autorização especial

Publicado: Segunda, 12 de Março de 2012, 20h03

Medida vale até que o programa de uso público do parque seja concluído

Fernando Pinto
fernando.pinto@icmbio.gov.br

Brasília (12/03/2012) – O Parque Nacional (Parna) do Monte Roraima, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no extremo norte do Estado de Roraima, pode ser visitado por meio de autorização especial emitida pela chefia da unidade. A medida vale até que o programa de uso público do parque, que está em processo de implementação, seja concluído.

O objetivo é fazer o controle e o ordenamento turístico do parque, visitado rotineiramente por pessoas de diversos países. As autorizações especiais de acesso são emitidas na sede do parque, mediante a apresentação de documento oficial de identificação com foto.

O PARQUE – Criado em 28 de junho de 1989, o parque possui uma área de 116 mil hectares e um monte que o nomeia - o Monte Roraima – conhecido por sua altitude expressiva de 2.875 metros e por ser o marco divisor da tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.

O parque é um abrigo para diversas espécies de fauna e flora típicas da região amazônica, com dois ambientes marcantes que o caracterizam – as formações florestais de platô e de montanha, que encantam visitantes pela exuberância das paisagens predominantes nas florestas montana e sub-montana, no limite do parque.

A trilha ao Monte Roraima é considerada pelos mais experientes como de grande dificuldade, exigindo experiência prévia. A acesso ao parque pode ser feito de avião, via aeroporto, ou pela BR-174 via terrestre.

Para se chegar ao parque, é necessário, em uma parte do percurso, a utilização de veículos adaptados às condições do terreno, além de alguns dias de caminhada. Independentemente da opção pelo transporte, os serviços podem ser contratados na cidade de Boa Vista/RR, e nas cidades de Santa Helena de Uairén e Caracas, na Venezuela.

O acesso à área do Parque Nacional do Monte Roraima, por via terrestre, demanda um período mínimo de oito dias, divididos em trechos a serem percorridos em sete dias de deslocamento.

O parque costuma ser visitado em diferentes épocas do ano, que vai da seca à chuvosa. Operadoras de turismo oferecem pacotes para o ano inteiro. Os meses com a maior concentração de visitação em 2011 foram janeiro, fevereiro, abril, agosto, novembro e dezembro.

SERVIÇO:

Os interessados em visitar o Parque Nacional do Monte Roraima podem obter mais informações pelos telefones (95) 3592-1085/3623-0473, e-mail ponciano.icmbio@gmail.com ou diretamente na sede do Parque na Av. Pan Americano S/N, BV-8 – Centro, em Pacaraima (RR).

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9290

Fim do conteúdo da página