Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parque Nacional do Itatiaia registra queda de neve
Início do conteúdo da página

Parque Nacional do Itatiaia registra queda de neve

Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2012, 11h18

Desde 1988 esse fenômeno não era visto em Itatiaia

Brasília (05/10/2012) - A equipe do Parque Nacional do Itatiaia, localizado no estado do Rio de Janeiro e gerido pelo Instituto Chico Mendes neve itatiaiade Conservação da Biodiversidade (ICMBio), registrou no dia 26 de setembro, neve na área mais alta da unidade de conservação, com temperatura de -9° C. O fenômeno meteorológico ocorreu pela conjunção de elevada umidade com a baixa temperatura. Segundo os registros do parque, há anos esse fenômeno não ocorria em Itatiaia. O último registro de neve havia sido feito em 1988.

Parque Nacional do Itatiaia

Foi a primeira unidade de conservação criada no Brasil, em 14 de junho de 1937. Possui 28 mil hectares e está localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, na Serra da Mantiqueira, abrangendo os municípios de Itatiaia (RJ), Itamonte, Alagoa e Bocaina de Minas (MG).

Pico das Agulhas Negras, o Maciço das Prateleiras, o Vale do Aiuruoca e a Pedra do Altar são alguns dos atrativos na parte alta da unidade, inesquecíveis aos olhos de seus visitantes. Já na parte baixa, encontram-se o Lago Azul, a Cachoeira Poranga, a Piscina Natural do Maromba, a Cachoeira Itaporani, Véu de Noiva e os Três Picos.

Para saber mais sobre o parque, clique aqui.



Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Fim do conteúdo da página