Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > APA Mananciais do Rio Paraíba do Sul terá sede reformada
Início do conteúdo da página

APA Mananciais do Rio Paraíba do Sul terá sede reformada

Publicado: Quinta, 17 de Janeiro de 2013, 10h21

Prédio fica no Parque Burle Marx, em São José dos Campos (SP)

parque da cidade são josé dos campos
Sandra Tavares

Brasília (17/01/2013) - O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, visitou na sexta-feira (11) o Parque da Cidade Burle Marx, localizado no município de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Na ocasião, Vizentin conheceu as instalações da futura sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Mananciais do Rio Paraíba do Sul. O prédio, que foi no passado uma antiga tecelagem, foi cedido ao ICMBio por meio de Termo de Cessão de Uso firmado entre a APA e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Vizentin aproveitou para se reunir com a Secretária Municipal de Meio Ambiente de São José dos Campos, Andréa Francomano Bevilacqua.

Um tema debatido entre os dois é a possível celebração de um acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para elaboração do zoneamento da área, bem como definição de uma estratégia de gestão e ordenamento territorial. “Nosso foco é fazer com que a unidade de conservação cumpra com os objetivos para os quais foi criada, que é de continuar protegendo esses ricos mananciais formadores do rio Paraíba do Sul”, destacou Vizentin.

A APA é uma unidade estratégica para a região por ajudar a proteger importantes mananciais que integram a bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, cuja água abastece toda a região. A unidade tem sido uma barreira fundamental em uma região altamente antropizada e que apresenta ainda remanescentes florestais fundamentais para a conservação da biodiversidade.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Andréa Francomano Bevilacqua relatou a estratégia de concentrar no Parque da Cidade os órgãos ambientais municipal, estadual, federal e polícia ambiental. Fato este que ressalta ainda mais a importância da reforma das instalações da sede da APA para que a unidade de conservação possa desempenhar plenamente suas atribuições.

“Esta oportunidade da visita do presidente possibilitou um maior entendimento da importância da unidade no contexto regional e nacional de desenvolvimento sustentável sob a ótica do planejamento por bacia hidrográfica”, destaca a chefe da APA Mananciais do Rio Paraíba do Sul, Letícia Brandão.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Fim do conteúdo da página