Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Veadeiros inaugura primeira trilha com pernoite
Início do conteúdo da página

Veadeiros inaugura primeira trilha com pernoite

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2013, 17h43

Abertura será nesta sexta, 21, com coquetel na sede da UC goiana

chapa3Brasília (05/06/2013) – O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na região nordeste de Goiás, a cerca de 200 quilômetros de Brasília, vai inaugurar na sexta-feira, dia 21 de junho, a sua primeira trilha com pernoite: a travessia das Sete Quedas.

O coquetel de lançamento da nova trilha será às 19h, no Centro de Visitantes do parque, no povoado de São Jorge, em Alto Paraíso (GO). Nos dias seguintes – 22 e 23 – gestores da unidade de conservação, juntamente com convidados e amigos da UC, farão a travessia, vivenciando a experiência do contato direto com a natureza do Cerrado.

A travessia cruza 23 quilômetros de paisagens de cerrado strictu sensu, campos limpos, sujos e rupestres, veredas, rios e cachoeiras, além de trilhas históricas da época do garimpo. Pode ser percorrida em dois dias, mas, se o visitante desejar, pode permanecer por mais um dia na área de camping localizada próxima às Sete Quedas, onde é feito o pernoite.

A trilha segue o padrão de sinalização rústica do ICMBio, com setas de cor laranja e postes para orientar o visitante nas passagens pelo rio Preto. Ao contrário dos demais atrativos do parque, para realizar a travessia o visitante terá que fazer agendamento prévio.

O parque

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e protege uma área de 65.514 hectares do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d´agua, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

O parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 2001.  Além da conservação, tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e banhos de cachoeira são seus principais atrativos.

Para ter mais informações sobre o parque, clique aqui.

Serviço:

Órgãos de imprensa que quiserem cobrir o evento de lançamento da trilha e registrar a caminhada inaugural da travessia devem entrar em contato com a chefe do parque, Carla Guaitanele, nos telefones (62) 3455-1114/1116 ou com a Assessoria de Comunicação do ICMBio nos telefones (61) 3341-9280/9289. Falar com Elmano.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Fim do conteúdo da página