Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Resex do Lago do Capanã Grande exibe projeto Um Novo Olhar
Início do conteúdo da página

Resex do Lago do Capanã Grande exibe projeto Um Novo Olhar

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2013, 14h54

Projeto faz parte das ações de educação ambiental da reserva extrativista

capana grande.jpgBrasília (11/11/2013) – A Reserva Extrativista (Resex) do Lago do Capanã Grande, no município de Manicoré, no estado do Amazonas, deu início à execução do projeto Um Novo Olhar, sua iniciativa de educação ambiental. Foi realizada uma exposição de painéis educativos e fotográficos nas escolas de cinco comunidades da UC, abrangendo um público de mais de 200 pessoas.

O tema da mostra foi a reserva extrativista, sua paisagem e a fauna nativa da região. Na sequência foi feita apresentação sobre os temas abordados, complementada pela entrega de fotos de animais aos alunos para que participassem contando histórias, identificando os animais nos painéis e imitando os animais. Ao final foram entregues folhetos educativos a todos os presentes.

Mesmo para as comunidades que vivem na Amazônia, o conhecimento que a maioria das pessoas possui sobre biodiversidade é referente a organismos com os quais possui relação utilitária e direta, como alimentação e medicina, além daqueles de grande porte e de fácil visualização, como onças e aves aquáticas. A biodiversidade local e regional passa despercebida da maioria, comprometendo a ideia básica da proteção da natureza de que é necessário conhecer para preservar, ou conhecer para cuidar. Assim, o projeto busca, pelo uso de linguagem simples e principalmente visual, trabalhar com a ideia de conhecer para valorizar.

A exposição ainda percorrerá outras comunidades da reserva extrativista e entorno. Além da mostra, que pode ser itinerante ou permanente, e dos folhetos de divulgação, nas próximas fases do projeto pretende-se criar álbum de figurinhas sobre biodiversidade regional/local, bem como distribuir cartões fotográficos sobre biodiversidade aos professores, para que possam trabalhar o tema em sala de aula.


Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Fim do conteúdo da página