Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Pesquisa sobre potencial turístico da Resex Ipaú-Anilzinho é premiada
Início do conteúdo da página

Pesquisa sobre potencial turístico da Resex Ipaú-Anilzinho é premiada

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2013, 14h55

Trabalho aborda possibilidades econômicas e ambientais para a região

Brasília (21/11/2013) - O trabalho do pesquisador Rodrigo Augusto Alves de Figueiredo, da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi um dos vencedores do Prêmio do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA de Teses e Dissertações e Monografias 2013. O trabalho intitulado "Na trilha dos ecos do turismo: perspectivas da Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho", foi contemplado como um dos vencedores na categoria Monografia.

O trabalho realizado em março de 2010, como requisito para obtenção do título de Especialista em Áreas Protegidas e Unidades de Conservação (UC), aborda as diversas perspectivas e possibilidades para o desenvolvimento do turismo na reserva extrativista como uma das alternativas capaz de promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental da região.

Para o pesquisador Rodrigo de Figueiredo, sem dúvida, a Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho, apresenta grande potencial para o desenvolvimento de práticas turísticas, principalmente no que se refere ao ecoturismo, que é um dos segmentos que mais têm contribuído para o crescimento do setor turístico nos últimos anos, mas que ainda é praticado de maneira incipiente na Amazônia. "Acredito na implementação do turismo na UC, por meio de planejamento sob a ótica do turismo sustentável, que agregue tantos os objetivos de conservação da unidade quanto necessidades das populações e contribuir para um forte e importante impacto na economia local, gerando emprego, renda e valorização dos atrativos naturais", explica o pesquisador.

A pesquisa contemplou a avaliação do potencial turístico de quatro comunidades da reserva extrativista, descrevendo principalmente suas particularidades culturais e ambientais. A comissão avaliadora do Prêmio NAEA foi composta por professores da instituição promotora. O trabalho premiado será publicado em breve pela Editora do NAEA.


Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Fim do conteúdo da página