Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Reserva Biológica de Santa Isabel comemora seus 25 anos
Início do conteúdo da página

Reserva Biológica de Santa Isabel comemora seus 25 anos

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2013, 18h44

Eventos estão programados para celebrar a data

Brasília (25/11/2013) - Criada em 20 de outubro de 1988 e gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Reserva Biológica (Rebio) de Santa Isabel completou 25 de existência. Desde o início, a proposta é a preservação do ecossistema litorâneo que abriga a mais importante área de reprodução das tartarugas olivas do Brasil. Dunas com vegetação de restinga, remanescentes de mata atlântica, manguezais, lagoas e praias desertas de areia fina e plana são os cenários encontrados na unidade de conservação (UC) que possui 45 quilômetros de extensão. Situada em Sergipe, abrangendo os municípios de Pirambu e Pacatuba, o principal trabalho realizado na Rebio é o de preservação das tartarugas marinhas desenvolvido pelo Projeto Tamar, que nesses 25 anos liberou para o mar milhões de filhotes de tartarugas.

Como estratégia de sucesso para conseguir atingir números representativos de tartarugas protegidas, sempre existiu a interação com a comunidade, por meio da geração de emprego de renda associada a preservação ambiental e o resgate das tradições culturais e artísticas da região. Através do Programa de Valorização da Cultura, desenvolvido pelo projeto Tamar, uma série de atividades que unem cultura e conservação são realizadas em todo o estado de Sergipe, com ênfase em Pirambu: oficinas de dança, musica, arte, capoeira entre outras são desenvolvidas num espaço comunitário conhecido como Clubinho da Tartaruga e todos os anos é realizada uma mostra do trabalho de incentivo a cultura e a arte das comunidades do entorno da Rebio, o chamado Culturarte.

Culturarte

É um festival organizado pela comunidade de Pirambu desde 1990 e chega em 2013 com novidades: sua realização acontecerá junto as três bases de pesquisa do Projeto Tamar no estado de Sergipe, duas delas estão dentro da Rebio de Santa Isabel.

O primeiro momento será o Culturarte Pirambu entre os dias 28 de novembro e 01 de dezembro, com soltura de filhotes nas praias da Rebio, apresentação de grupos de dança e música da região, cordel contando as histórias de Pirambu e da UC, exposições e o esperado cortejo dos grupos folclóricos.

Um grupo de moradores de Pirambu é atualmente responsável pela organização do Culturarte e estiveram reunidos com o chefe da UC para definir que este ano o evento também abordará os 25 anos da Reserva Biológica de Santa Isabel. A data comemorativa será lembrada durante todo o evento.


Comunicação ICMBio

(61) 3341-9280

Fim do conteúdo da página