Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Projeto da Resex Marinha de Soure recebe premiação
Início do conteúdo da página

Projeto da Resex Marinha de Soure recebe premiação

Publicado: Terça, 28 de Janeiro de 2014, 16h16

"Manguezal: conhecendo e protegendo" recebe o 2º lugar de melhor trabalho de extensão na UFPA

Brasília (28/01/2014) - O projeto "Manguezal: conhecendo e protegendo", desenvolvido pela equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Soure em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Soure e a Universidade Federal do Pará (UFPA), recebeu o segundo lugar como melhor trabalho de extensão durante a II Semana da Biologia do campus universitário da UFPA de Soure (PA).

O foco da atividade é a realização de ações de educação ambiental para a proteção do manguezal, principal ecossistema desta unidade de conservação (UC). O projeto se desenvolve em duas etapas, sendo uma palestra na sala de aula e trilha interpretativa na praia da Barra Velha, onde o aluno pode visualizar uma faixa de mangue em diversos estágios de conservação.

Em 2013 o projeto atendeu cerca de 140 alunos de escolas públicas do município de Soure, com faixa etária de 8 a 12 anos, do 5° e 6° ano. O planejamento do projeto, entretanto, teve que ser paralisado no final do ano passado devido às péssimas condições da trilha instalada na referida praia, exigindo o cancelamento do atendimento à algumas turmas pré-agendadas.

No mês de dezembro, como forma de registro e geração de conhecimento, toda a trajetória do projeto foi sistematizada e apresentada como trabalho científico pela estagiária do ICMBio-Soure, Lidivani Silva, para a comunidade acadêmica durante a II Semana de Biologia do campus da UFPA em Soure.

O projeto, que conta com apoio voluntário de alunos da universidade, vem se destacando entre as ações desenvolvidas pelo ICMBio-Soure, sendo percebido como modelo de projeto de educação ambiental no município. Para a equipe gestora da Resex, o projeto representa uma oportunidade de melhorar a relação entre o órgão e a população local, demonstrando os objetivos do trabalho da instituição na região e agregando novos atores à gestão da UC. Já segundo Lidivani, "foi gratificante notar que o trabalho desenvolvido foi reconhecido como muito importante para o município e para a formação de responsabilidade ambiental na vida das crianças".

Para o ano de 2014 a proposta do projeto é fortalecer o grupo de voluntários para abranger outras escolas do município. Para isto, é fundamental a revitalização da trilha da praia da Barra Velha, visando oferecer condições seguras para desenvolvimento da atividade junto às crianças.


Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Fim do conteúdo da página