Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Floresta Nacional de Ritápolis reativa trituradora de resíduos vegetais
Início do conteúdo da página

Evento discutirá 36 experiências bem sucedidas em UC

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2015, 16h05

Notice: Undefined property: stdClass::$urla in /webcluster/www/html/joomla/portal/templates/padraogoverno01/html/com_content/article/default_.php on line 147

Notice: Undefined property: stdClass::$urlb in /webcluster/www/html/joomla/portal/templates/padraogoverno01/html/com_content/article/default_.php on line 147

Notice: Undefined property: stdClass::$urlc in /webcluster/www/html/joomla/portal/templates/padraogoverno01/html/com_content/article/default_.php on line 147
Serão enfocados temas como ecoturismo, populações tradicionais e pesquisa 


Serão enfocados temas como ecoturismo, populações tradicionais e pesquisa

DCOM seminarioboaspraticas17125015 fill 620x620

Brasília (16/12/2015) – O grupo de trabalho (GT) que coordena o II Seminário de Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação acaba de divulgar a relação dos trabalhos selecionados para serem apresentados durante o evento, que será realizado entre os dias 23 e 25 de fevereiro, em Brasília. Clique aqui para ver a lista completa.

Promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e Fundação Gordon and Betty Moore, o seminário tem o objetivo de divulgar e valorizar iniciativas que sirvam de exemplo para a administração das UCs no País.

Foram selecionados, ao todo, 36 casos de experiências bem sucedidas de gestão em unidades de conservação (UC) das mais diferentes categorias – parques nacionais, APAs, florestas nacionais, reservas biológicas, reservas extrativistas – e de vários locais do Brasil.

Temas diversos

Os temas abordam aspectos específicos da gestão das unidades, como visitação e ecoturismo, relação com as comunidades tradicionais, manejo de fauna, produtos da floresta e recursos pesqueiros, além da pesquisa voltada para a biodiversidade.

Servidores da APA de Cairuçu (RJ), por exemplo, vão abordar “Gestão Participativa através do Teatro do Oprimido junto às comunidades tradicionais de Paraty”. Já analistas dos parques da Chapada dos Guimarães (MT), das Emas (GO), da Chapada dos Veadeiros (GO) e da Serra do Cipó (MG) vão tratar da “Implantação de Sistema de Gestão de Turismo Ecobooking nos Parques Nacionais”.

Além de serem apresentados no seminário, os trabalhos serão reunidos em uma publicação do evento (revista) e inseridos na plataforma digital do ICMBio (www.icmbio.gov.br/praticasinovadoras).

Histórico

O I Seminário de Práticas Inovadoras na Gestão de UC foi realizado em 2014 e reuniu 55 exemplos de boas práticas de gestão das UCs. Nesta segunda edição, a proposta é ter um formato mais aberto e interativo, contando com participação de gestores e instituições parceiras do ICMBio.

A aprovação do edital foi decidida após várias reuniões do grupo de trabalho, que teve muito cuidado e preocupação na elaboração para permitir a inclusão de todas as unidades organizacionais do Instituto e parceiros.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página