Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parque da Capivara sedia Mountain Bike da Caatinga
Início do conteúdo da página

Parque da Capivara sedia Mountain Bike da Caatinga

Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2016, 20h01
Evento faz parte das ações de divulgação e incentivo ao cicloturismo desenvolvido na unidade de conservação no Piauí


2Acervo Parna Serra da Capivara

Brasília (05/09/2016) – O Parque Nacional da Serra da Capivara, unidade de conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Piauí, foi palco da 2ª etapa do evento ciclístico Mountain Bike (MTB) da Caatinga. Realizado no dia 21 de agosto, data que coincidiu com a semana dos festejos de São Raimundo Nonato (município onde está localizada a sede do Parque Nacional), o MTB da Caatinga faz parte das ações de divulgação e incentivo ao cicloturismo desenvolvido na UC.

De acordo com Giordanno Macedo, um dos organizadores, o evento contou com a participação de 46 ciclistas, entre eles 5 crianças. “Para melhorar a organização e agradar aos que pedalam pouco e aos que pedalam muito, a trilha foi dividida em duas modalidades: categoria passeio, com extensão de 19 km, e categoria força livre, com 40 km”, explicou Giodarnno. Durante o circuito, os participantes passaram por pontos turísticos importantes do Parque Nacional da Serra da Capivara, como o Sítio do Meio, o Boqueirão da Pedra Furada e a Trilha Hombu.

Segundo Melina Andrade, chefe-substituta da UC, as atividades de cicloturismo no parque vêm aumentando desde 2012, com o apoio da gestão do ICMBio. Para ela, eventos como o MTB da Caatinga “envolvem sujeitos locais e famílias, garantindo o uso público e as ações de educação ambiental, além de contribuírem para a gestão democrática e proteção da unidade”, pontuou Melina. “Ao mesmo em que é explorada a riqueza local, de paisagens, flora e fauna, divulgamos um mais a importância do bioma Caatinga”, concluiu a chefe-substituta.

O evento foi promovido pelos condutores que atuam no parque e contou com a contribuição, finaceira e de alimentos, dos ciclistas participantes e de comerciantes da cidade de São Raimundo Nonato (PI). A próxima etapa do Mountain Bike da Caatinga está prevista para dezembro de 2016.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página