Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Manejo do pirarucu gera renda na Amazônia
Início do conteúdo da página

Divulgadas espécies em risco de extinção em Guanabara

Publicado: Sexta, 06 de Janeiro de 2017, 16h00
Estudos revelaram a existência de mais de 450 animais



Brasília (06/01/17) – Um importante estudo vem sendo realizado desde 2008 pela Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim e a Estação Ecológica da Guanabara, unidades de conservação (UCs) administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do monitoramento das regiões mais preservadas da Baía de Guanabara (RJ). A ação vem revelando a extrema importância da conservação ambiental deste pedaço da baía, ainda desconhecido por muitos.

Os estudos revelaram a existência de 242 espécies de aves, 167 de peixes (sendo 81 marinhos e 86 fluviais), 34 de répteis e 32 de mamíferos, que habitam o mangue, as florestas alagadas, os rios e o mar fundo da Baía de Guanabara. Dentre as espécies consideradas em risco de extinção, uma merece destaque: o boto-cinza, com apenas pouco mais de 30 animais restantes. Também ganham destaque o gato mourisco (espécie de felino de pequeno porte) e a lontra.

Uma área já bem despoluída revelou-se de grande importância ecológica tanto pela qualidade dos rios como pela biodiversidade existente. Este pedaço cada vez mais despoluído, já é chamado de Arca de Noé, pois também conta com a existência de diversas espécies de peixes e répteis, além de uma enorme diversidade de aves como o pato-do-mato, a biguatinga e outras espécies migratórias do hemisfério norte, tais como trinta-reis-de-bando e trinta-reis-real.

Além disso, estima-se que mais de 2 mil famílias vivam da pesca de peixes e crustáceos de alto valor comercial que encontram-se nas águas da região, como tainhas, corvinas, robalos, camarão, siri e caranguejo, que aguardam ansiosamente por uma Baía de Guanabara completamente despoluída, onde a biodiversidade só tende a aumentar.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página