Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Iguaçu bate recorde histórico de visitantes
Início do conteúdo da página

Iguaçu bate recorde histórico de visitantes

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 16h42
Em janeiro, 216.465 pessoas foram ao parque nacional, no Paraná, para ver de perto as Cataratas, que desde 2011 são consideradas uma das sete maravilhas da natureza

IGUAÇU

Brasília (14/02/2017) – O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, recebeu, em janeiro deste ano, o maior número de visitantes nos 78 anos de sua história. Ao todo, 216.465 pessoas foram ao parque para visitar as Cataratas do Iguaçu, que, desde 2011 são consideradas uma das sete maravilhas da natureza.

O recorde anterior tinha sido batido dois anos, em janeiro de 2015, quando 211.6287 pessoas passaram pelo parque. Em um único dia, o Iguaçu chegou a receber 9.990 visitantes.

Os brasileiros ainda são os que mais visitam o parque. Em janeiro, foram 105,6 mil. Logo em seguida, vêm os visitantes do país vizinho com quem o Brasil divide a UC. Só no mês passado, mais de 37 mil argentinos cruzaram a fronteira para ver as Cataratas do nosso lado.

Os também vizinhos paraguaios da tríplice fronteira também aproveitaram janeiro para visitar o Iguaçu – foram mais de 14 mil, seguidos de 2,8 mil chilenos, 2,4 mil franceses e visitantes de outros 106 países.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que dirige e administra o Parque Nacional do Iguaçu, afirma que o número de estrangeiros interessados em visitar a unidade vem crescendo a cada ano. Só em 2016, foram mais de 1,5 milhão de visitantes de 170 países diferentes.

Ainda segundo o Instituto, o parque tem recebido cada vez mais visitantes nos últimos dez anos. “Acreditamos que o aumento na visitação, que na verdade ocorre há quase dez anos consecutivos, é reflexo do desenvolvimento social e econômico que o Brasil está conquistando por si só”, disse o chefe da unidade, Ivan Baptiston.

Nova entrada

Apesar de continuarem sendo maioria, os brasileiros não foram os responsáveis pela quebra do recorde de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu. De acordo com o Secretário Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Lourenço Juerten, os visitantes estrangeiros foram responsáveis pelo grande aumento no número de visitas ao parque das Cataratas.

“Percebemos que a Argentina é uma nova entrada dos turistas - principalmente europeus - na América Latina. Esses turistas usam Foz do Iguaçu como entrada no Brasil e acabam conhecendo as Cataratas”, disse.

Juerten ainda afirmou que os próprios argentinos têm visitado mais o lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu. “Principalmente em janeiro, os argentinos buscam as praias do sul do Brasil e acabam parando em Foz do Iguaçu na metade da viagem, aproveitando para conhecer a cidade”, comentou.

Novidades

Em 2017, o Parque Nacional do Iguaçu retomou atividades como o rafting e o rapel com cachoeirismo. De acordo com o ICMBio, uma ecotrilha de 11 quilômetros deve ser inaugurada em breve. A tradicional Meia Maratona dentro do parque também deve ganhar uma nova prova de 8 quilômetros além da prova de 21 quilômetros.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página