Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Estudo destaca papel decisivo dos conselhos gestores
Início do conteúdo da página

Seminário discutirá turismo nas UCs da Amazônia

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2017, 18h05
Evento vai abordar a importância e o potencial de uso público das áreas protegidas na região amazônica

Turistas passeiam de barco no Parque Nacional do Jaú (Foto: Josângela Jesus)

Brasília (17/03/17) – O Brasil é uma nação continental que abriga vários ecossistemas e enorme biodiversidade. Sua beleza natural é tão exuberante que o país foi considerado pelo Fórum Econômico Mundial, em 2015, como o destino turístico mais competitivo do mundo na categoria recursos naturais. Para fins de conservação, lugares com beleza cênica e importância ecológica são geralmente protegidos em unidades de conservação (UCs).

Esses lugares oferecem potencial para inúmeras oportunidades recreativas que atraem turistas e o desafio, portanto, é conciliar a conservação com o crescimento da demanda por visitação nessas áreas. Importante ressaltar que o ecoturismo realizado de forma responsável, integrando diversidade sociocultural e conservação ambiental, pode gerar conscientização e incremento na cadeia produtiva local, promovendo desenvolvimento ordenado para a região, geração de empregos e melhoria dos serviços ofertados.

IV Seminário de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia

A Amazônia é o bioma menos visitado do Brasil, entretanto, mesmo ali, a demanda por oportunidades recreativas vem crescendo ao longo dos anos. Em 2015, o ICMBio contabilizou mais de 200 mil visitantes em apenas cinco parques e florestas nacionais amazônicas. Para melhorar esse quadro, o Instituto tem buscado fomentar o diálogo para entender melhor o desafio de implementar um turismo sustentável na região.

O IV Seminário de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia está sendo organizado pelo ICMBio por meio da cooperação técnica com o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e apoio financeiro da Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID), dentro do programa “Parceria para Conservação da Biodiversidade na Amazônia”, estabelecido entre os governos brasileiro e norte-americano.

O evento acontecerá no auditório do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA), em Manaus, no período de 18 a 20 de abril deste ano. A ideia é divulgar a importância e o potencial do uso público das unidades de conservação na região amazônica, bem como promover uma integração dos trades local e regional e das comunidades tradicionais, além de sensibilizar a sociedade sobre a importância dessas áreas protegidas.

O seminário contará com palestras e mesas redondas com gestores de unidades de conservação, pesquisadores, operadores turísticos e comunitários. Serão abordados temas relevantes para o turismo na Amazônia, como diversificação de atividades de recreação, operação de trilhas aquáticas, pesca esportiva e turismo de base comunitária.

Serviço:

IV Seminário de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia

Local: Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA) – Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro, Manaus/AM.
Data: 18 a 20 de abril de 2017.
Para mais informações sobre o evento, programação e inscrições, clique aqui.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página