Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Projeto Tamar de Ubatuba prepara fim de tarde cultural em comemoração ao mês do Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Acordo para fortalecer Serra da Capivara avança

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2017, 12h06
Comitê decide realizar diagnóstico com objetivo de elaborar plano de gestão ainda este ano e avalia criação de fundo de financiamento para o parque no Piauí

CAPIVARA

Brasília (20/04/2017) – Definir um calendário de atividades para a realização do diagnóstico da situação do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, com vistas à elaboração do plano de gestão ainda este ano, e identificar linhas de fomento que propiciem a criação do Fundo Capivara, mecanismo financeiro para melhorar as condições de manutenção e funcionamento da unidade de conservação.

Esses foram alguns dos temas discutidos durante o encontro dos membros do Comitê de Acompanhamento e Fiscalização do Acordo de Cooperação Técnica e do Comitê de Assessoramento para o desenvolvimento das ações em benefício da gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara, realizado em Teresina (PI), entre os dias 17 e 19.

O acordo foi assinado no início do ano entre o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor do parque, o Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Governo do Estado do Piauí e a Fundação Museu do Homem Americano.

A reunião, que oficializou a instalação do Comitê, avaliou ainda a necessidade de mobilizar o Ministério do Turismo para contribuir com os trabalhos a serem desenvolvidos, principalmente em função do grande potencial turístico do parque.

Além disso, foi abordada a realização em 2018 de seminário internacional sobre gestão turística de sítios arqueológicos considerados patrimônios mundiais, em São Raimundo Nonato (PI). O evento teria o objetivo discutir e trocar experiências que auxiliem no desenvolvimento de ações em defesa da sustentabilidade social, cultural e econômica do parque, que já tem esse título.

A partir da próxima semana, o Comitê passará a trabalhar na definição do mapa da área de atuação geográfica para o gerenciamento do patrimônio no âmbito do acordo.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página