Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Hoje é o Dia Internacional da Biodiversidade

Hoje é o Dia Internacional da Biodiversidade

Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2017, 12h42
Tema deste ano mira o turismo ecológico, uma das preocupações do ICMBio, que trabalha para dotar as UCs de estrutura para receber mais visitantes e promover a recreação na natureza

DIA BANNER

Elmano Augusto
elmano.cordeiro@icmbio.gov.br

Brasília (22/05/2017) – Hoje é o Dia Internacional da Biodiversidade. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no planeta. O tema deste ano é Biodiversidade e Turismo Sustentável.

O Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. São mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas pela ciência. Essa enorme variedade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país.

Revoada de Guarás Marajó Pará Brasil Carlos Silva 2005 218x150Proteger toda essa riqueza natural – e, principalmente, geri-la em benefício do bem estar da sociedade – não é tarefa nada fácil. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), como o próprio nome já diz, é o órgão do governo federal mais diretamente envolvido nas ações de manutenção e uso sustentável da biodiversidade brasileira. Saiba mais sobre o Instituto.

Esse trabalho é feito por meio das atuais 324 unidades de conservação (UCs) da natureza federais, distribuídas por todos os biomas do País – Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal Matogrossense, Pampa e zona costeiro-marinha.

Juntas, elas somam quase 80 milhões de hectares, algo em torno de 10% do território nacional. As UCs são divididas em dois grupos – proteção integral e uso sustentável – e 12 categorias, conforme seus objetivos de criação.

Além disso, o ICMBio mantém 14 centros de pesquisa, parte deles dedicada à conservação e à recuperação das espécies ameaçadas de extinção e outra parte voltada para ações técnico-científicas em biomas e ecossistemas mais amplos.

A administração dessas unidades fica por conta de cerca de 2 mil servidores, entre técnicos, analistas e pessoal de apoio, com a ajuda de colaboradores, voluntários, outros órgãos do governo federal, dos estados e municípios, universidades, ONGs e organizações internacionais.

101 parna aparadosdaserra 2006 Júnior Scandolara ClaudinoBiodiversidade e turismo

Com relação ao tema deste ano – Biodiversidade e Turismo Sustentável, o ICMBio tem se esforçado para estimular a visitação nas unidades de conservação federais, em especial, nos parques nacionais, como uma estratégia de aproximar as pessoas da natureza e sensibilizá-las sobre a importância da conservação. Só no ano passado foram registrados mais de 8 milhões de visitantes nos parques nacionais.

O turismo ecológico é importante, também, para incrementar as atividades econômicas nas regiões onde se localizam as UCs, contribuindo para o aumento da arrecadação dos municípios e a geração de emprego e renda para muita gente.

No momento, o ICMBio desenvolve o programa de concessão de serviços de apoio aos visitantes nas UCs. O programa, que estabelece parcerias com a iniciativa privada, dá sequência ao modelo já bem sucedido nos parques nacionais do Iguaçu (PR), Tijuca (RJ), Fernando de Noronha (PE) e Serra dos Órgãos (RJ).

A concessão de serviços busca dotar os parques de estruturas físicas e manejo adequado das áreas de uso público, ampliando as opções dos turistas que buscam contemplação ou recreação em ambiente natural. Atualmente, estão em andamento duas licitações de serviços - uma no Parque Nacional de Brasília (DF) e a outra no Parque Nacional do Pau Brasil (BA), cuja licitação está marcada para o próximo dia 29.

Serviço:

Conheça o Passaporte Verde do Governo Federal