Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Aprovados quatro planos de manejo e um acordo de gestão
Início do conteúdo da página

Aprovados quatro planos de manejo e um acordo de gestão

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2017, 17h45
Os planos são da Esec de Tupinambás e RVS Alcatrazes (SP), da Esec de Murici (AL), do parque de Anavilhanas (AM) e da Resex Tarauacá (AC), que também foi contemplada com o acordo

06 rvs arquipelagodealcatrazes semdata

Brasília (25/05/2017) – O Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira (24) publicou portaria assinada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, que aprova o plano de manejo da Estação Ecológica (Esec) de Tupinambás e do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Arquipélago de Alcatrazes, ambos localizados no litoral paulista.

O RVS foi criado há menos de um ano, no dia 2 de agosto de 2016. “Logo após a criação do refúgio de Alcatrazes demos a garantia de que em um ano entregaríamos o plano de manejo da unidade. E estamos fazendo isso agora, até um pouco antes do prometido”, disse o presidente Ricardo Soavinski

Ainda no DOU dessa quarta, foram publicadas as portarias que aprovam os planos de manejo da Estação Ecológica de Murici, em Alagoas, do Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, e da Reserva Extrativista (Resex) Alto Tarauacá, no Acre, que também foi contemplada com o acordo de gestão. Por meio dele, as famílias beneficiárias poderão agora desfrutar legalmente dos recursos naturais da Resex.

Plano de manejo é um documento técnico que dá as diretrizes de gestão das unidades de conservação (UCs). Estabelece, entre outras coisas, o zoneamento da unidade, as normas de manejo dos recursos naturais e até a implantação das estruturas físicas. Já o acordo de gestão, que define também regras de uso, é adotado apenas para as unidade de uso sustentável com populações tradicionais. Conheça outros acordos de gestão.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página