Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Incêndio no Parque da Chapada Diamantina é extinto
Início do conteúdo da página

Tamar celebra Semana do Meio Ambiente no Espírito Santo

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2017, 17h19

Festividades ocorrerão nas bases avançadas de Gurirri e Regência. Na primeira, atividades voltadas para escolas e comunidade local começam já nesta quinta-feira (1º). Na segunda, só a partir do dia 5

IMG 20170529 WA0003

Sandra Tavares
sandra.tavares@icmbio.gov.br

Brasília (30/05/17) – O Projeto Tamar promove a partir desta quinta-feira (1º) e até a próxima segunda-feira (5) a Semana do Meio Ambiente na Base Avançada em Guriri, São Mateus (ES). Está programada uma série de atividades que tem como objetivo levar informações de forma lúdica e interativa para crianças e adultos, promovendo a conscientização sobre a importância da conservação do meio ambiente e do papel do homem para a manutenção da vida no planeta Terra.

Ja na base avançada do Tamar em Regência, Linhares (ES), as comemorações da Semana do Meio Ambiente ocorrerão entre os dias 5 e 9 de junho. O foco será levar informações de forma lúdica e interativa para crianças e adultos, promovendo a conscientização acerca do que seja o meio ambiente e de qual o papel do homem para a manutenção da vida no planeta Terra. (Leia mais abaixo)

Guriri

Em Guriri, no sábado (3) e domingo (4), as atividades serão abertas a toda a comunidade. De manhã (9h às 12h) e à tarde (14h às 17h), nos dois dias, haverá exposição de animais taxidermizados (reproduzidos na pele e tamanho natural) e informação sobre a conservação da fauna silvestre, que será promovido pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental.

Das 9h às 10h, também nos dois dias, haverá plantio de mudas de restinga, como forma de levar a todos a conscientização acerca da importância da restinga para a proteção e estabilidade da região costeira. De 10h30 às 11h30 os pequenos poderão participar, tanto no sábado quanto no domingo, de oficina de origami e de uma aula de yoga voltada para crianças.

Para a analista ambiental da Base do Tamar/ICMBio em Guriri, Kelly Bonach, a Semana do Meio Ambiente vai discutir a atuação do Centro Tamar, a importância da água e da restinga, as consequências do lixo trazido pelo mar, a conservação da biodiversidade marinha e da fauna silvestre. “São temas vitais para todos. Daí a importância de se repensar como estamos tratando o planeta e qual é a nossa responsabilidade sobre ele, de forma consciente”, explica Bonach.

As tardes serão regidas por atividades diferentes como rodinha de histórias para as crianças com o tema ‘Festa na praia, alegria do mar’, das 14h às 14h30 no sábado e de 15h às 15h30 no domingo; oficina sobre Qualidade da Água, das 14h30 às 15h30 e exibição de peças teatrais com o tema ‘A importância da água’ e ‘O Homem do campo’, das 16h00 às 17h00 nos dois dias.

Os dias 1, 2 e 5 de junho serão dedicados apenas a escolas, como forma de fazer um trabalho focado nos pequenos e nos adolescentes. As escolas que estão agendadas irão trabalhar de forma lúdica todos os temas definidos para a semana. “Um belo quadro de 2,20 por 1,10 metros foi feito por um artista local, voluntário da Base do Tamar de Guriri, e servirá de base para as discussões com os alunos nas oficinas sobre o Tamar, para apresentações e jogos interativos”, diz Kelly Bonach.

Os voluntários que foram recentemente selecionados para a Base do Tamar/ICMBio em Guriri já estarão auxiliando nas atividades, na aplicação das oficinas e demais trabalhos de organização do evento. “É muito bom ver a efervescência da base e da participação voluntária nesse evento. E com certeza virão outros”, celebra Bonach.

Regência

TAMAREGENCIANa programação voltada para escolas e grupos das comunidades de Regência, Povoação e da Terra Indígena de Comboios, localizada na foz do Rio Doce, estão previstas diversas ações tendo como tema central “Água e Oceanos".

Para o coordenador de Educação Ambiental do Projeto Tamar em Regência, Carlos Sangália, esse tema tem sido a grande preocupação da atualidade. “O tema será trabalhado por meio de gincanas, vídeo-debate, oficinas de reutilização de materiais recicláveis, oficina do pensar, entre outras”, explica o coordenador.

Haverá, ainda, excursão à Reserva Biológica de Comboios. Os participantes poderão ainda participar de oficinas de horta, de como fazer sabão ecológico, e de reciclagem a partir da coleta de resíduos e rótulos na praia, fazendo posteriormente a triagem desse material e a partir deles desenvolvendo textos e reflexões a partir dos resíduos coletados. Haverá a colagem do lixo em formato de um mosaico marinho.

Os participantes poderão fazer visita guiada à estação de Tratamento de Água (ETA) móvel de Regência. Ou optar por assistir à palestra que será feita pelo Centro Tamar ICMBio sobre a situação da lama no Rio Doce e seu histórico.

Tanto vídeos educativos quanto documentários que foram exibidos na Mostra I DOC Regência serão exibidos durante a semana. Posteriormente será promovida a reflexão e a produção de textos ou desenhos sobre os vídeos assistidos.

Festa do Caboclo Bernardo

Nos próximos dias 2, 3 e 4 de junho a Vila de Regência, no litoral de Linhares, vai receber turistas e apreciadores do congo capixaba para a tradicional Festa de Caboclo Bernardo, em homenagem ao único herói do Espírito Santo. Este ano o evento marca o 27º Encontro Nacional dos Grupos Folclóricos de Regência, Bandas de Congo, Folia de Reis, Jongo e Congados. Haverá, ainda, shows musicais, apresentações culturais e atividades esportivas, tudo concentrado na Praça Cabocolo Bernardo, no centro da Vila.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente como 5 de junho. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) celebra a data todos os anos em várias unidades de conservação e centros de pesquisa e conservação espalhados pelo Brasil.

Projeto Tamar

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma soma de esforços entre o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste (Centro Tamar/ICMBio) e a Fundação Pró-Tamar. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. Tem o patrocínio oficial da Petrobras desde 1983, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais.

Serviço:

. Confira aqui a programação completa na base avançada em Guriri, incluindo os eventos apenas para as escolas, e aqui as atividades abertas à comunidade

. Veja aqui a programação na base avançada de Regência, Linhares

Comunicação ICMBio - (61) 2028-9280 - com informações do Centro Tamar/ICMBio - (27) 3222-4775

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página