Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Itatiaia ganha novo Centro de Visitantes
Início do conteúdo da página

Assungui promove curso de condutores de trilhas

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2017, 12h39
O treinamento contou com a participação de 23 inscritos, que receberam informações sobre temas como flora e fauna da floresta nacional administrada pelo ICMBio no Paraná

unnamed

Brasília (16/06/2017) – A Floresta Nacional (Flona) do Assungui promoveu, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Campo Largo e a Associação Miríade, o primeiro curso de condutores de trilhas.

O evento fez parte do Projeto Agenda 21 do Cerne, realizado pela Associação Miríade com patrocínio da Petrobrás Socioambiental, e contou com a participação de 23 inscritos, entre moradores da região, lideranças jovens e estudantes do IFPR e outras instituições.

Durante o treinamento, foram tratados temas como Meio ambiente e cultura e Trabalho do condutor de visitantes, previstos na Instrução Normativa (IN) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que regula a atividade dos guias em unidades de conservação (UCs).

As aulas incluíram apresentações teóricas, trabalhos práticos na trilha da Flona do Assungui e trabalhos em grupo, com a elaboração de mapas de visitação temáticos em quatro grandes temas: fauna, flora, meio abiótico (meio físico, sem vida natural aparente) e influência humana e cultural.

Ao final do curso, cada aluno elaborou um roteiro de visitação para a trilha, abordando o tempo da visita, objetivos, público-alvo, pontos de parada e descanso e atividades a serem realizadas durante a visita.

Agora, a equipe da Flona do Assungui, em parceria com a Associação Miríade, está articulando junto aos Bombeiros locais a realização mais um módulo do curso, abordando primeiros-socorros e combate a incêndios, conforme exigido pela IN do ICMBio.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página