Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Seminário prorroga inscrições de trabalhos científicos
Início do conteúdo da página

ICMBio promove 1º Seminário de Voluntariado

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2017, 16h48
Evento ocorre na terça-feira (18), em Brasília, e vai discutir experiências de trabalho voluntário em áreas protegidas no Brasil e no exterior. Participe!

FOTO 2 ProgramaVoluntariado Marco Sarti 33

Brasília (11/07/2017) – Como parte das comemorações dos seus 10 anos, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), juntamente com os parceiros IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, WWF e Serviço Florestal dos Estados Unidos/Usaid, promove na terça-feira (18), em Brasília, o 1º Seminário de Voluntariado do ICMBio – Experiências Internacionais de Voluntariado em Áreas Protegidas.

O evento, que terá trasmissão online (aqui), tem como objetivos discutir a relevância do trabalho voluntário em âmbito internacional, promover trocas de experiências, inspirar novas adesões ao programa e reconhecer os gestores, voluntários e parceiros que vêm fazendo a diferença no apoio às unidades de conservação (UCs) da natureza no Brasil e no exterior.

O público-alvo são pessoas envolvidas na gestão de programas de voluntariado no ICMBio ou que tenham interesse em implantar o programa; voluntários; representantes de instituições parceiras ou com interesse pelo tema; representantes de órgãos estaduais e municipais de meio ambiente; professores e estudantes universitários e demais pessoas interessadas no tema.

De acordo com a chefe da Divisão de Gestão Participativa e Educação Ambiental (DGPEA/ ICMBio), Camilla Helena Silva, o seminário será uma grande oportunidade de reunir as várias unidades organizacionais que têm o programa implementado, possibilitando o compartilhamento de experiências e o fortalecimento da iniciativa.

“O evento ainda vai contar com palestrantes internacionais que organizam trabalho voluntário em áreas protegidas da América e Europa, o que certamente nos trará novas perspectivas para aprimorarmos as atividades no Brasil”, finalizou Camilla.

O programa

Somando mais de sete anos de atividades, o Programa de Voluntariado do ICMBio chega a 2017 com muito para comemorar. Entre as principais conquistas, destaca-se a reestruturação do programa, que completou um ano no mês de maio: novas diretrizes, fortalecimento de parcerias, mudança de coordenação, revisão da Instrução Normativa e ampliação das possibilidades de atuação dos voluntários foram alguns dos avanços impulsionados a partir da reestruturação.

Desde o início dos trabalhos de revisão do programa, a proposta foi torná-lo mais ágil, apostando nas ações coordenadas e buscando captação de recursos e estabelecimento de parcerias com outras instituições. Uma das novidades de maior relevância foi a ampliação das linhas temáticas de atuação, com nove áreas contempladas: administração; comunicação; consolidação territorial; gestão socioambiental; manejo para conservação; pesquisa e monitoramento; produção e uso sustentável; proteção ambiental; e uso público e negócios. Hoje, o ICMBio contabiliza 132 unidades organizacionais com Programa de Voluntariado formalizado.

. Saiba mais aqui.

Serviço

1º Seminário de Voluntariado do ICMBio
Data: 18 de julho
Transmissão ao vivo: aqui
Parceria: IPÊ, WWF e Serviço Florestal dos Estados Unidos/USAID
Apoio: GIZ, Programa ARPA, GEF-MAR e SOS Mata Atlântica

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página